Professores de Pós em Química ficam entre os 21 primeiros destaques no Brasil

01/08/2017 - 18:39  •  Atualizado 02/08/2017 18:27

Dois pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Química da Ufes se destacam na pesquisa da plataforma SciVal da Editora Elsevier para os Top 500 da produção na área de Química no Brasil. São eles os professores Wanderson Romão (19ª posição) e Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro (21ª colocação).

A plataforma SciVal consiste numa ferramenta web de apresentação de indicadores sobre a produção científica, desenvolvida pela Editora Elsevier, uma das mais conceituadas provedoras de conteúdo técnico científico e saúde do mundo. Ela apoia a tomada de decisão institucional para estabelecer, executar e avaliar estratégias de pesquisa. A pesquisa considerou autores que publicaram pesquisas no período de 2012 a 2016.

“É um número expressivo para a Ufes e para o estado, considerando que estamos à frente de universidades maiores, como as federais do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Este resultado só vem demonstrar a evolução constante que o Programa de Pós-Graduação em Química da Ufes vem tendo ano após ano com a contribuição de professores, servidores técnicos e estudantes”, afirma o coordenador do Programa, Valdemar Lacerda Júnior.

Perfil

O professor Wanderson Romão é mestre em Físico-Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor em Ciências pela mesma universidade (Unicamp). É docente do Instituto Federal do Espírito Santo e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Química da Ufes. Tem publicado aproximadamente 100 artigos científicos em revistas indexadas e três capítulos de livro. Já orientou e co-orientou 16 discentes entre mestres, doutores e pós-doutores. Todos os seus projetos estão vinculados na área de Química Forense, Espectrometria de Massas, Metabolômica, Agronegócio e Petroleômica.

Já o professor Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro é mestre em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutor em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pela UFMG (2003). Publicou vários trabalhos em Química Quântica, tendo inclusive uma rotina, fruto de trabalhos em geração de bases Gaussianas universais, sido incluída no programa Gaussian 2003. Atualmente tem produzido trabalhos científicos em Quimiometria e Química do Petróleo.

Texto: Thereza Marinho