Professores de História da Ufes lançam livro na Feira Literária, nesta sexta

19/05/2017 - 12:04  •  Atualizado 21/05/2017 14:23

Os professores do Departamento de História da Ufes, Patrícia Merlo e Sebastião Pimentel, e a professora aposentada Sônia Barreto, lançam nesta sexta-feira, 19, o livro Recursos Didáticos em História – Bons motivos para inovar, contextualizar e aplicar.

O livro será lançado às 18 horas, na IV Feira Literária Capixaba (Flic-ES), que está sendo realizada no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), no campus de Goiabeiras.

Segundo os autores, o objetivo da obra é estimular o professor a inovar em sala de aula, utilizando mecanismos e recursos de baixo custo que irão facilitar o trabalho docente.

Na introdução do livro, os professores destacam que a produção de recursos didáticos está intimamente conectada às atividades práticas dos docentes, colaborando para o aprendizado e ultrapassando o limite da exposição oral. No entanto, a concepção do material didático não deve ficar limitada a uma possibilidade ilustrativa às aulas do professor, nem reduzir-se à única fonte de informação sobre determinado conteúdo, o que, muitas vezes, ocorre com o livro didático.

“Como professores, sabemos da importância de desenvolver atividades que permitam ampliar a realidade do aluno e, ao mesmo tempo, contribuam para um melhor desempenho docente. Mas é importante saber usar adequadamente o material e transformar os conteúdos em questões significativas para a vida do aluno”, destaca Patrícia Merlo.

A professora afirma que o livro se propõe a apresentar algumas sugestões para ajudar no desenvolvimento das atividades, tornando o cotidiano escolar mais criativo, dinâmico e prazeroso. “Não se trata de modelos prontos e acabados e nem de fórmulas infalíveis que o professor possa lançar mão para obter sucesso, mas de indicações práticas que dialogam com os diversos conteúdos transmitidos por múltiplas áreas do ensino, mas que foram, especialmente, pensadas para a área de História”, afirma.

Texto: Thereza Marinho