Professores de Geografia lançam 'Atlas da Migração no Espírito Santo'

Para compreender o crescimento demográfico é necessário conhecer a dinâmica migratória dos municípios e o perfil social da população em movimento. Pensando nisso, professores do curso de Geografia da Ufes desenvolveram o Atlas da Migração no Espírito Santo disponibilizado nesta segunda-feira, 2, no site do curso.

Elaborado pelos professores Ednelson Dota e André Luiz Coelho e pelo geógrafo Danilo de Camargo, com o apoio da bolsista Elen Silva, como parte do projeto de extensão “Os perfis sociais dos fluxos migratórios no Espírito Santo”, o atlas funciona como um banco de dados com informações sobre a dinâmica demográfica e migratória dos 78 municípios do estado. Além disso, a produção apresenta uma série de mapas que analisam a dinâmica espacial dos fluxos migratórios ao longo da década de 2000.

Em sua análise, o projeto considerou os microdados do Censo Demográfico brasileiro de 2010.

“Nosso objetivo é contribuir para o planejamento de políticas públicas a partir das tendências da migração”, afirmam os organizadores do atlas, que está disponível para acesso e download no site do curso de Geografia: http://www.geografia.ufes.br/ .

Texto: Vinícius Viana (estagiário de Comunicação)