Professores de Enfermagem propõem ações para enfrentamento da COVID na rede básica de saúde

21/05/2020 - 15:44  •  Atualizado 29/06/2020 17:01

Em tempos de pandemia pelo novo coronavírus, professores do curso de Enfermagem da Ufes se uniram num projeto visando contribuir para que a rede de atenção primária à saúde da região de Maruípe, em Vitória, atue no enfrentamento da COVID-19. Vivências no Contexto da Atenção Primária à Saúde em Tempos de COVID-19 é o título do projeto que envolve nove professores do quarto e do sétimo períodos do curso, que atuam em disciplinas práticas e estágio curricular em unidades de saúde, e tem como instituição parceira a Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (ETSUS-Vitória).

“Por conta do isolamento social, elaboramos um plano de trabalho, que se transformou em projeto de extensão a ser desenvolvido até junho de 2021, envolvendo nove professores e estudantes”, afirma Roseane Rohr, professora que coordena o projeto.

Ela destaca que é preciso focar na atenção primária à saúde como forma de prevenir a propagação do novo coronavírus. “Os protocolos que o Ministério da Saúde tem divulgado são voltados para a área hospitalar. A rede de atenção primária de saúde tem uma potência que não está sendo utilizada na política nacional de enfrentamento da pandemia. Assim, consideramos necessário repensar a política atual, ampliando a participação de agentes de saúde e outros profissionais da rede básica nesse momento de pandemia”, afirma.

Capacitação on-line

As atividades do projeto serão desenvolvidas nas unidades de saúde dos bairros São Cristóvão, Consolação, Bairro da Penha, Santa Marta e Resistência, campo de aulas práticas e estágio. Dentre as ações, estão assessoria técnica aos gestores a fim de estabelecer prioridades e metas no planejamento das unidades; capacitação on-line para agentes comunitários de saúde e agentes ambientais, com conteúdo formatado a partir das demandas apresentadas; e criação de um protocolo de monitoramento telefônico para as condições crônicas como hipertensão e diabetes, sofrimento e transtornos mentais, além de apoiar os profissionais das unidades no monitoramento dos casos da COVID-19.

Outra ação é a criação de um repositório temático de atenção primaria à saúde, com participação da professora Maria Cristina Aguiar, do curso de Biblioteconomia, para reunir informações técnicas e manuais. A intenção é instalar o repositório na Biblioteca Central da Ufes, o que ainda está sendo avaliado. “Há ações que serão realizadas ao longo do ano, como fóruns de debate envolvendo lideranças das comunidades locais”, afirmou a professora.

Para sua realização, o projeto abriu 19 vagas para estudantes de Enfermagem e uma para o curso de Biblioteconomia. Os alunos receberão, por meio do Portal do Aluno e do Centro Acadêmico de Enfermagem (Calenf), o link de acesso ao formulário. As inscrições começaram nesta quarta-feira, dia 20, e vão até segunda, dia 25.

Texto: Sueli de Freitas
Imagem: Prefeitura Municipal de Vitória