Professores de Enfermagem da Ufes recebem homenagem na Assembleia Legislativa

03/09/2019 - 19:38  •  Atualizado 01/11/2022 09:26

Dezesseis professores do curso de Enfermagem da Ufes serão homenageados em sessão solene na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) na noite desta quarta-feira, 4. A Comenda do Mérito Legislativo Laurinda Sebastiana do Espírito Santo, maior honraria da Enfermagem na Ales, será concedida a 30 enfermeiros a partir das 19 horas, no Plenário Dirceu Cardoso.

A Comenda é um projeto de autoria da deputada Janete de Sá (PMN) e homenageia, anualmente, enfermeiros que tenham prestado relevante serviço para a sociedade capixaba na área de saúde com pesquisas, gestão, instrução educacional, atendimento na atenção primária, hospitalar, domiciliar, formulação de políticas, prevenção e cuidados. “A sessão é uma forma singela de homenagear a categoria da Enfermagem, da qual eu faço parte desde 1982”, diz a deputada, formada em Enfermagem pela Ufes.

Dentre os enfermeiros que receberão a homenagem, estão os professores da Ufes Denise Silveira de Castro, Elda Coelho Bussinguer, Elizabete Regina de Oliveira, Ethel Leonor Nóia Maciel (vice-reitora da Universidade), Gláucia Rodrigues de Abreu, Ivete Alves dos Santos, Jorge Guimarães de Souza, Leila Massaroni, Maria Edla Bringuente, Maria Helena Costa Amorim, Maria Tereza Coimbra de Carvalho, Marluce Mechelli de Siqueira, Mônica Barros de Pontes, Nelma Lopes Mattedi, Paulete Maria Ambrosio Maciel e Rita Inês Casagrande.

De acordo com Janete, a Enfermagem é a maior categoria profissional da área da saúde. “É uma área composta, em sua maioria, por mulheres que lutam por melhores salários, carga horária regulamentada, contra as desigualdades e o assédio”, analisa. “A Comenda será concedida a esses bravos enfermeiros do estado, que têm feito toda a diferença na saúde dos capixabas”, complementa.

Comenda

A comenda a ser concedida homenageia Laurinda Sebastiana do Espírito Santo, nascida em São Luís, estado do Maranhão, em fevereiro de 1952. Ela graduou-se em Enfermagem em 1976 no Rio de Janeiro, habilitando-se na área materno-infantil.

Ainda em 1976, foi convidada a trabalhar no Espírito Santo, na implantação do curso de Enfermagem da Ufes. Assumiu as atividades docentes do curso e, ao mesmo tempo, a responsabilidade pela organização e pela inauguração da maternidade do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam).

A professora Laurinda morreu em 2013, aos 61 anos.

Texto: Adriana Damasceno