Professores da Ufes são homenageados em sessão solene pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos

10/12/2019 - 10:55  •  Atualizado 01/11/2022 09:19

A vice-reitora da Ufes, Ethel Maciel, a professora do Departamento de História Maria Beatriz Nader e o professor aposentado João Batista Herkenhoff serão homenageados na sessão solene alusiva ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, a ser realizada pela Comissão Parlamentar de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Cariacica nesta terça-feira, 10.

Também receberá reconhecimento o projeto de extensão Redes no Território: políticas públicas de assistência social, educação e saúde, coordenado pela professora do Departamento de Psicologia Ana Lúcia Heckert. O projeto visa contribuir na construção e/ou no fortalecimento de redes na região de Campo Verde, em Cariacica, especialmente no que diz respeito à política de assistência e à política de educação.

A sessão, que terá início às 19 horas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, homenageará pessoas que se destacam por sua atuação em defesa da vida e dos direitos humanos. Durante a solenidade, também serão lembrados os 30 anos do martírio do Padre Gabriel Félix Roger Maire, morto em 23 de dezembro de 1989 em razão de sua luta em defesa da causa operária e da vida humana.

Atuação

A professora do Departamento de Enfermagem e vice-reitora da Ufes, Ethel Maciel, é presidente da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose (Rede-TB) e integra o comitê técnico da Organização Mundial de Saúde (OMS), que auxilia os países com elevados índices de tuberculose a combater a doença. Na Ufes, também coordena o Laboratório de Pesquisas sobre Violência contra a Mulher (LAPVIM), que agrega diversas instituições públicas e privadas em parceria para o enfrentamento da violência contra a mulher no Espírito Santo, não só a violência física, mas em diversos âmbitos, como na área de saúde.

A professora Maria Beatriz Nader coordena o Laboratório de Estudos de Gênero, Poder e Violência (LEG) da Ufes, no qual desenvolve pesquisas de natureza institucional e outras atividades de caráter acadêmico que fomentam o desenvolvimento e a divulgação da produção do conhecimento das relações de gênero, das relações de poder e sobre a violência de gênero, contra a mulher e contra o homem, intrafamiliar, doméstica ou não.

Já o professor aposentado do Departamento de Direito João Batista Herkenhoff foi pioneiro na luta pelos direitos humanos e tornou-se referência acadêmica sobre o assunto. Sua atuação não se limitava à docência e à pesquisa; como juiz de direito no Tribunal de Justiça em Vila Velha, onde ingressou em 1966, algumas de suas decisões ficaram conhecidas nacionalmente.

Veja quem são os homenageados:

1. Ademilson Vasconcelos
  2. Antonio Ernesto de Fonseca e Oliveira
  3. Braz Adelque Luchu
  4. Carlita Cozendey da Silva
  5. Claudette et Paul Clemens
  6. Comissão de Direitos Humanos – OAB/Cariacica
  7. Comitê Estadual para a Prevenção e Erradicação da Tortura no Espírito Santo (Cepet/ES)
  8. Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo – Núcleo Especializado de Direitos Humanos e Cidadania
  9. Elizabeth Lamy
  10. Elza Patrício Fagundes