Professora Ethel Leonor Noia Maciel assume o cargo de vice-reitora da Ufes

14/11/2013 - 08:35  •  Atualizado 18/11/2013 09:38

Por Thereza Marinho e Hélio Marchioni

A professora e pesquisadora da Ufes, Ethel Leonor Noia Maciel, assume nesta quinta-feira, 14, o cargo de vice-reitora da Universidade. A portaria 2.936, de nomeação da professora, está publicada no Diário Oficial da União desta quinta e foi assinada pelo reitor Reinaldo Centoducatte.

Graduada em Enfermagem pela Ufes, a professora possui mestrado em Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado em Saúde Coletiva/Epidemiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e pós-doutorado em Epidemiologia pela Johns Hopkins University e pela UC Berkeley School of Public Health (ambas nos Estados Unidos).

Ethel Maciel é professora associada do Departamento de Enfermagem da Ufes, com atividades no campo da Saúde Coletiva, principalmente na área de Epidemiologia. É coordenadora de área da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose (Rede-TB) e membro da Comissão de Epidemiologia da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Entre 1995 e 2008, a professora coordenou o Centro de Pesquisa Clínica no Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), ligado ao Núcleo de Doenças Infecciosas. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Ufes no período de 2008 a 2010, no qual atualmente é coordenadora adjunta. No período de 2008 a 2010 coordenou também o Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Desafio

A professora afirmou que recebeu com surpresa o convite: “É um desafio ocupar este lugar. Vou dedicar o compromisso de toda uma carreira para fazer o melhor pela Universidade. Aceitei o convite pelo desafio de poder contribuir num outro nível, um nível macro. Meu objetivo é ajudar a colocar a Ufes no melhor patamar possível”, destacou.

A vice-reitora ressaltou ainda que, entre os seus objetivos, está melhorar a qualidade da graduação e da pós-graduação.