Professora da Ufes é eleita delegada da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso

12/12/2019 - 16:54  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

A professora do Departamento de Línguas e Letras da Ufes Micheline Tomazi foi eleita delegada da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (Aled) no Brasil para os próximos dois anos. A eleição foi realizada no dia 4 de dezembro durante o XIII Congresso Internacional de Estudos do Discurso, na Universidade Autónoma de Santo Domingo, na República Dominicana.

Para a professora Micheline Tomazi, ser delegada da Aled no Brasil é uma oportunidade de gerar intercâmbios de caráter internacional para o Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes, dando maior visibilidade ao programa e às pesquisas realizadas no âmbito da Universidade, bem como trazer membros da Aled para participar dos eventos regionais e compartilhar produções científicas.

“Há, ainda, possibilidades de cooperação entre a Aled no Brasil e outras associações brasileiras e estrangeiras. Além disso, a Ufes passa a ser o local da delegação regional do biênio 2020-2022 da Aled no Brasil”, ressalta.

Aled

A Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso é uma instituição de caráter científico que congrega pesquisadores dedicados ao estudo do discurso de diversas tendências teóricas. Atualmente, possuem representação na Aled os seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, México, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Venezuela, Bolívia e Colômbia.

Cada país possui um representante regional (delegado), que atua na articulação de intercâmbios de caráter internacional, organiza colóquios e divulga aos sócios informações e novidades relevantes de seu país e da associação internacional. Esses colóquios regionais têm como objetivos criar redes nacionais de pesquisa acerca do discurso e discutir temáticas que serão efetivadas nas conferências e mesas-redondas do Congresso Internacional da Aled, promovendo discussões sobre questões teórico-metodológicas acerca dos estudos do discurso e reflexões sobre as contribuições do tema para as questões sociais e éticas da atualidade.

Desde a sua criação, em 1995, a Aled realiza a cada dois anos, em um dos países membros, congressos científicos internacionais com a participação de toda a comunidade científica latino-americana do discurso.

Atuação

Micheline Tomazi é professora do Departamento de Línguas e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGEL) da Ufes. É pós-doutora em Linguística pela universidade espanhola Pompeu Fabra e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mestrado e especialização em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Atua como membro da Comissão Editorial da Revista (Con)textos Linguísticos e da revista PERcursos Linguísticos, ambas produções do PPGEL/Ufes.

Texto: Jorge Medina