Professora da Criarte é premiada por projeto de alfabetização na educação infantil

11/10/2018 - 15:36  •  Atualizado 15/10/2018 17:58

A professora de ensino básico, técnico e tecnológico Elis Beatriz de Lima Falcão, que atua na Criarte-Ufes, foi a vencedora do 11° Prêmio Professores do Brasil, na etapa estadual, categoria Pré-Escolar, com o projeto “Alfabetização na educação infantil: a dimensão simbólica da escrita”.

A divulgação dos vencedores em nível nacional será no dia 29 de novembro, em cerimônia de premiação a ser realizada na Escola Sesc de Ensino Médio, no Rio de Janeiro.

O projeto é realizado desde 2016. Elis acompanha a turma e investe na dimensão simbólica da linguagem, explorando a variedade dos símbolos presentes no trânsito e nos locais públicos. A iniciativa teve continuidade no ano seguinte com a história da escrita, invenção do alfabeto e trabalhando com as onomatopeias, dialogando linguagem verbal com musical.

Descoberta

O objetivo do projeto é possibilitar a descoberta das primeiras manifestações gráficas criada pelos seres humanos, valorizando a escrita e os números como uma produção histórica e cultural. “Esse trabalho traz contribuições significativas ao processo de alfabetização infantil, porque o aprendizado da leitura e da escrita exige um alto nível de abstração, pois as crianças realizaram várias propostas com foco nas relações de substituição, indo além da representação direta das ideias”, explica Elis.

Para a professora, a maior importância de ganhar o prêmio foi “poder compartilhar uma concepção de trabalho com a linguagem verbal na educação infantil, fruto de estudos oportunizados desde a minha graduação na Ufes, em Pedagogia, e no mestrado em Educação, também realizado na Ufes”. No desenvolvimento do projeto, a professora conta com a parceria da auxiliar de turma Lorrana Nobre e dos monitores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)/Música, Pedro Natalli e Marcelo  Coutinho.

O 11° Prêmio Professores do Brasil tem como objetivo valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações, reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil, entre outros.

Texto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)