Professora Cláudia Gontijo assume a Pró-Reitoria de Graduação da Ufes

01/06/2020 - 12:27  •  Atualizado 01/11/2022 09:19
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A professora Cláudia Maria Mendes Gontijo assume nesta segunda-feira, 1º, a Pró-Reitoria de Graduação da Ufes (Prograd). Ela substitui a professora Zenólia Christina Campos Figueiredo, que retornará temporariamente para suas atividades acadêmicas no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD).

Graduada em Pedagogia pela Ufes, Cláudia Gontijo possui mestrado em Educação pela Ufes, doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado na Universidade da California (EUA). Durante quase quatro anos, esteve à frente do Centro de Educação e, desde abril, coordenou o Grupo de Trabalho instituído pela Reitoria para avaliar o funcionamento das medidas já adotadas pela Universidade em função da pandemia e planejar formas de retomada das atividades presenciais, quando for possível flexibilizar o isolamento.

Dentre as prioridades da nova pró-reitora, estão o fortalecimento da Ufes como instituição de referência na oferta de ensino de graduação e a ampliação do acesso dos estudantes de graduação à rede de internet e à inclusão digital (veja abaixo a entrevista completa).

Avanços

Para Zenólia Figueiredo, os maiores desafios enfrentados durante sua gestão foram a limitação orçamentária e a falta de uma política governamental para as instituições federais de ensino superior. “Fizemos muita coisa, mas não conseguimos realizar tudo o que estava previsto, como a compra de equipamentos para os laboratórios de ensino, muito em função da limitação orçamentária e também da falta de uma política do Ministério da Educação. Sofremos bastante com a falta de uma política maior do MEC”, afirma.

À despeito das dificuldades impostas, ela elenca os avanços registrados nos últimos anos, como a implementação de vários projetos para a qualificação do ensino, do ponto de vista da aprendizagem do estudante. “Implementamos uma nova cultura de acompanhamento do desempenho do estudante, em substituição ao desligamento em rito sumário. Também, associado a isso, implementamos editais de seleção para os projetos de ensino, com algumas linhas bem específicas em relação à evasão, à retenção e à inovação pedagógica, e, no último ano, projetos que tivessem relação com as atividades dos estudantes com deficiência. E avançamos muito em relação ao programa de educação continuada para os docentes”, destaca.

Outros avanços citados por Zenólia Figueiredo foram a realização da Mostra de Profissões, como cartão de visita dos cursos ofertados para toda a comunidade e para futuros alunos, a adesão ao Sisu, a instalação das comissões de verificação étnico-racial e de pessoas com deficiência durante o processo de ingresso, e o trabalho de acolhida ao estudante ingressante, nas recepções institucionais.


Conheça as propostas da pró-reitora de Graduação da Ufes, Cláudia Gontijo:

- A senhora assume a Pró-Reitoria de Graduação em meio a uma pandemia, um momento muito desafiador para instituições de ensino de todo o mundo. Qual é sua maior preocupação neste momento?

É um momento muito desafiador, pois estamos aprendendo a lidar com o trabalho remoto, com a ausência das pessoas, além de sofrer cotidianamente com os aumentos dos números de mortes e infectados. Em um contexto como esse, a minha principal preocupação, assim como da Administração Central, é a preservação da saúde e o cuidado com as pessoas. Tendo essa preocupação, será necessário pensar e criar mecanismos para continuar as nossas atividades e, portanto, garantir que a Universidade continue a desempenhar um papel essencial no enfrentamento da pandemia.

- Quais serão suas prioridades à frente da Prograd?

As prioridades são variadas e muitas. Por isso, vou citar apenas algumas discutidas com a comunidade universitária e que compõem o projeto de gestão eleito para o quadriênio 2020-2024.

a) A partir do que foi construído pela última administração, reelaborar, coletivamente, um Plano de Gestão da Prograd para o quadriênio, alinhado com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufes e levando em conta o “novo normal” produzido pela pandemia. As ações previstas no Plano terão como alicerce a inclusão, a permanência dos estudantes na Universidade e a qualidade do ensino de graduação.

b) Buscar o fortalecimento da Ufes como instituição de referência na oferta de ensino de graduação com qualidade, em todas as áreas de conhecimento.

c) Garantir a qualidade dos cursos de graduação diurno e noturno e das licenciaturas que adotam regime de alternância (Educação do Campo e Licenciatura Intercultural Indígena).

d) Utilizar os resultados das avaliações dos cursos como ponto de partida para a definição de ações administrativas no âmbito da gestão da Prograd.

e) Buscar a ampliação do acesso dos estudantes dos cursos de graduação à rede de internet e à inclusão digital.

f) Implementar ações e políticas visando ampliar o acesso e a permanência de negros, de indígenas e de quilombolas nos diversos espaços e programas institucionais da Universidade.

g) Promover ações de combate à retenção e à evasão dos estudantes dos cursos de graduação da Ufes.

h) Consolidar os Núcleos de Apoio à Docência nos campi, com vistas a fortalecer e a qualificar as práticas pedagógicas dos professores.

i) Ampliar as ações de formação continuada dos docentes nos Centros de Ensino, garantindo os encontros formativos nos calendários acadêmicos.

j) Ampliar os editais de projetos de ensino, com foco nas aprendizagens significativas e na inovação pedagógica, como estratégia para incluir os estudantes com dificuldades de aprendizagem em determinados conteúdos e os estudantes com deficiências.

- Pensando em um cenário pós-pandemia, em sua opinião, qual é o maior desafio que o ensino público superior enfrenta atualmente? Quais seriam os caminhos para superá-lo?

Pensando em cenários pós-pandemia, em que nossas relações, formas de organização de espaços, de rotinas de trabalho e processos de ensino-aprendizagem precisarão ser alteradas em função de medidas de biossegurança, será necessário pensar, coletivamente, em caminhos que nos ajudem a viver e a conviver com as novas realidades. O Grupo de Trabalho constituído pela Reitoria para elaborar o Plano de Contingência da Ufes, cuja versão preliminar foi enviada aos Centros de Ensino e às unidades administrativas para discussão e apresentação de sugestões, será um excelente balizador dos caminhos que a Prograd trilhará, no que se refere, por exemplo, ao ensino-aprendizagem.

 

Texto: Thereza Marinho
Imagem: Facebook Prograd