Professor e médico Carlos Sandoval recebe o título de Professor Emérito

15/08/2014 - 17:36  •  Atualizado 19/08/2014 17:44

O professor aposentado do Centro de Ciências da Saúde (CCS)e médico gastroenterologista Carlos Sandoval Gonçalves, recebeu nesta sexta-feira, dia 15, o título honorífico de Professor Emérito, como reconhecimento a sua contribuição ao ensino e à pesquisa nos cursos de graduação e pós-graduação, bem como à assistência na área de saúde.

A solenidade foi realizada às 10 horas, no auditório Rosa Maria Costa Rêgo Paranhos, no campus de Maruípe, com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte; da vice-reitora Ethel Leonor Maciel; além de autoridades e membros da comunidade acadêmica e científica do Estado.

“Esse título é uma homenagem que traduz o reconhecimento público de pessoas que contribuem para o desenvolvimento do Espírito Santo e do Brasil. Carlos Sandoval é um profissional que sempre teve um compromisso com a vida. É uma referência médica e ética, uma pessoa de exemplo e dedicação para as novas gerações”, afirmou o reitor.

O professor agradeceu o título concedido e, emocionadamente, fez um relato de sua experiência de 43 anos como médico e professor. “É nosso dever tratar bem nossos pacientes e nossos alunos. Fazer um trabalho humanizado não é favor, é dever do médico e professor”, finalizou.

Perfil

O professor Carlos Sandoval graduou-se em Medicina em 1965 e foi um dos fundadores da Sociedade de Gastroenterologia do Espírito Santo, além de sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Hepatologia.

Em 1967, iniciou suas atividades na Ufes como médico e professor. Exerceu o cargo de chefia do Setor de Gastroenterologia do Hospital Universitário (Hucam), implantando as residências médicas em Gastroenterologia e em Hepatologia. Possui uma extensa produção acadêmica e científica: um livro publicado, 16 capítulos de livros, 40 artigos veiculados nas principais revistas científicas, além da participação em 383 congressos nacionais e internacionais.

O professor se aposentou no dia 1º de fevereiro deste ano, depois de 47 anos de dedicação à Universidade e à sociedade capixaba.

Por Jorge Medina (texto e foto)