Professor Douglas Ferrari é um dos indicados ao Prêmio Brasil mais Inclusão 2019

13/08/2019 - 18:54  •  Atualizado 01/11/2022 09:22

O professor do Centro de Educação da Ufes Douglas Christian Ferrari de Melo é um dos indicados ao Prêmio Brasil mais Inclusão 2019, que é concedido anualmente pela Câmara dos Deputados. Coordenador do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes) e com atuação na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, Douglas Ferrari, que é deficiente visual, é doutor em Educação e autor de diversos trabalhos que tratam da questão da acessibilidade, da inclusão social e da qualidade vida da pessoa com deficiência. A escolha dos ganhadores do Prêmio será realizada nesta quarta-feira, 14, na Câmara.

O professor considera que a indicação representa um reconhecimento à sua trajetória voltada para o desenvolvimento da educação especial e em defesa dos direitos das pessoas com deficiência no Espírito Santo e, em especial, na Ufes. “Somente o fato de ser indicado ao Prêmio é uma honra e se traduz em estímulo renovado para continuar nessa atuação pela inclusão e acessibilidade”, comemora. Entre diversos trabalhos de pesquisa, o professor Douglas Ferrari publicou o livro Entre a luta e o direito: políticas públicas de educação para pessoas com deficiência visual.

Inclusão

O Prêmio é uma homenagem a empresas, entes federados – União, estados e municípios –, organizações não governamentais (ONGs) e entidades, e personalidades que tenham desenvolvido ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência, sendo elas próprias exemplos de vida e de superação.

São 41 indicados e dez serão escolhidos, sendo a metade para empresas, ONGs e entidades, que concorrem na categoria "Mérito João Ribas". As pessoas indicadas e os entes federados concorrem na categoria "Mérito Darci Barbosa". A solenidade de premiação será realizada na semana de 21 de setembro, quando se comemora o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.

A concessão do Prêmio é parte da atuação da Câmara dos Deputados direcionada à promoção da inclusão da pessoa com deficiência. Em 2015, o Parlamento aprovou a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e criou a Comissão Permanente sobre Direitos das Pessoas com Deficiência, além da Coordenação de Acessibilidade, com a finalidade de promover a acessibilidade no país. O professor Douglas Ferrari foi indicado pelo deputado federal Felipe Rigoni (PSB-ES).

Texto: Luiz Vital