Professor da Ufes lança terceira edição do livro Show de Química

11/12/2018 - 15:56  •  Atualizado 13/12/2018 15:49

O professor do Departamento de Química da Ufes, Honério Coutinho de Jesus,  lançou a terceira edição do livro Show de Química: aprendendo Química de forma lúdica e experimental. A obra, que é expansão das edições anteriores contendo 30 experiências a mais (totalizando 160), passou por revisão técnica e padronização de unidades conforme a União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac).

“O livro é destinado a todos os níveis de ensino, do fundamental ao superior, e pode ser considerado paradidático”, explica o professor. Ele afirma que estudantes e professores também podem utilizá-lo para estudar e reproduzir experiências, como reações com elementos químicos, compostos químicos, reações relógios, reações oscilantes, cinética e equilíbrio químico, cristais e géis, dentre outros.

Além dos experimentos, a obra ainda possui outros conteúdos, como um capítulo de revisão de Química Geral para introduzir o leitor nesse universo. Os demais capítulos tratam de segurança e cuidados no laboratório; experiências em tubos de ensaio para marcha qualitativa; e uma descrição do kit experimental Show de Química - laboratório portátil, com 100 diferentes substâncias químicas e 38 itens de materiais.

Os exemplares já estão sendo vendidos na loja virtual www.educainnovaciencia.com e podem ser adquiridos pelo valor de R$ 80.

Projeto Show de Química

O livro é um desdobramento do projeto Show de Química, iniciado pelo professor Honério em 1992, quando era estudante de pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Em 1998, já como professor da Ufes, o Show de Química foi registrado por ele como projeto de extensão da Universidade. Mais de 150 apresentações já foram realizadas ao longo de sua história em diversas escolas, faculdades e eventos no Espírito Santo e em cidades fora do estado, como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Palmas.

O professor destaca que o principal objetivo do show é “ensinar Química de forma lúdica e experimental para a plateia presente composta, na maioria das apresentações, por alunos e professores, despertando-os para a investigação e compreensão de fenômenos científicos que os rodeiam”. Honério ainda destaca que o projeto também proporciona aprendizado para os estudantes do curso de Química da Ufes, que utilizam os conhecimentos adquiridos em seus trabalhos acadêmicos.

As apresentações são elaboradas para entreter e surpreender o público. Elas seguem uma sequência lógica, que começa com performance teatral e experiências quimiluminescentes com luminol, chamas coloridas e pequenas explosões. “Todas as experiências fazem muito sucesso, mas as espoletas, reações oscilantes, relógios, quimiluminescentes, garrafa PET e, principalmente, a serpente preta (serpente química), causam mais fascínio”, conta o professor.

Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o site showdequimica.com.br .

Texto: Karla Silveira (estagiária de Comunicação)