Professor Anselmo Frizera apresenta na Colômbia estudos sobre sistemas de reabilitação humana

07/05/2018 - 19:11  •  Atualizado 14/05/2018 12:23
Compartilhe
O professor Anselmo Frizera Neto, do Departamento de Engenharia Elétrica da Ufes, fará uma palestra na solenidade de abertura do curso de mestrado em Engenharia Biomédica da Escuela Colombiana de Ingeniería, em Bogotá, nesta quinta-feira, 10 de maio.

A palestra terá como tema “Sistemas de reabilitação e compensação funcional para autonomia pessoal e terapia clínica” e abordará os desenvolvimentos dos trabalhos sobre diversos sistemas de reabilitação e compensação funcional para dar suporte à locomoção humana e à terapia. Essas pesquisas são desenvolvidas no Núcleo de Tecnologia Assistiva da Ufes e por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.

“Além da palestra, as duas instituições estarão trabalhando junto no acompanhamento do projeto de pesquisa "Estratégias de Interação Humano-Ambiente para Marcha Assistida por Andador Robótico", que conta com o apoio da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por meio do Edital de Cooperação Internacional”, explica professor Anselmo, que em 2016 foi contemplado no edital de fomento à internacionalização da SRI. 
 
Robô
 
Dentre vários projetos, o professor Anselmo Frizera Neto coordena o desenvolvimento de um robô, o CP-Walker, que tem por objetivo promover a reabilitação dos movimentos do corpo e dos músculos das pessoas com paralisia cerebral.

Ele também foi um dos vencedores do prêmio Latin American Research Awards (LARA), concedido pelo Google. O projeto apresentado pelo professor Anselmo, intitulado Ambiente de interação multimodal baseado em visão computacional e dispositivo robótico para auxiliar o diagnóstico de crianças com transtorno do espectro de autismo, foi um dos quatro selecionados para o programa de pesquisa do Google
 

Texto: Letícia Nassar
Edição: Thereza Marinho