Presidente do INPI conhece projetos de inovação da Ufes nesta sexta, 29

28/07/2016 - 18:05  •  Atualizado 29/07/2016 12:35
A Ufes recebe nesta sexta-feira, 29, a visita do presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Luiz Otávio Pimentel, que vem conhecer mais de perto os projetos que a Universidade tem desenvolvido na área de inovação. Haverá uma reunião de trabalho na sede do Instituto de Inovação Tecnológica (Init/Ufes) no início da manhã, e, às 10h30, ocorrerá um encontro com a vice-reitora Ethel Maciel, onde serão tratadas possibilidade de parcerias futuras.

Além do presidente do INPI e a vice-reitora, também estarão presentes na reunião a secretária Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Camila Dalla Brandão; o diretor técnico-científico e de inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Rodrigo Ribeiro Rodrigues; o diretor do Init/Ufes, Antonio Alberto Fernandes; o diretor de Extensão Tecnológica e da Agência de Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Agifes), Tadeu Pissinati Sant'Anna; e o Assessor para Implantação de Polos de Inovação do Ifes, Christian Mariani.

O INPI é o órgão do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria. Entre seus serviços estão o registro de marcas, a concessão de patentes e contratos de franquia das várias modalidades de transferência de tecnologia.

Na Ufes, o Init é o responsável pela gestão da propriedade intelectual e, somente no primeiro semestre deste ano, já depositou no INPI 14 registros de patentes de pesquisas realizadas por professores, estudantes e servidores técnico-administrativos da Universidade. De 2008 a 2015 foram depositados 40 pedidos de patentes.