Pró-reitores de Graduação e de Assuntos Estudantis se reúnem na Ufes

29/08/2014 - 18:22  •  Atualizado 05/09/2014 18:31

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Ufes realizou nesta sexta-feira, 29, o Encontro dos Pró-Reitores de Graduação e Assuntos Estudantis da Região Sudeste. O objetivo da reunião é elaborar um plano de trabalho para a adesão da Ufes ao Observatório da Políticas de Democratização de Acesso e Permanência na Educação Superior da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (OPAA), para que haja um melhor compartilhamento de estratégias e soluções para a permanência e assistência estudantil, além de identificar, analisar e comparar as políticas de permanência e assistências e seus impactos.

“Hoje, aproximadamente 60% do corpo discente da Universidade é composto por estudantes de baixa renda, e a Ufes vem enfrentando altos índices de evasão e desligamento, sendo o maior desafio da Universidade hoje, intensificar e regulamentar as políticas de permanência estudantil. Outro grande desafio é conscientizar o corpo docente da Universidade de que a forma de conduzir o ensino deve mudar e se adequar a essas mudanças.”, ressaltou a vice-reitora da Ufes, Ethel Maciel.

O coordenador do OPAA, professor Ahyas Siss complementou lembrando que “as políticas não só devem incluir e auxiliar o estudante em sua permanência na Universidade, como deve também democratizar e desburocratizar o acesso a assistência e permanência estudantil, e ainda a sua inserção posterior no mercado de trabalho”.

O encontro contou com a presença dos pró-reitores das universidades parceiras da Região Sudeste: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Ufes, representada pela pró-reitora de Assuntos Estudantis e Cidadania, Jacqueline Oliveira Silva, pela professora e pesquisadora do Neab, Cleyde Amorim, e pela diretora do Departamento de Desenvolvimento Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação, Silvana Ventorim.

Por Marina Amorim (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)