PPGs em Engenharia Mecânica, Letras e Gestão Pública divulgam informações sobre seleção

06/02/2019 - 16:28  •  Atualizado 11/02/2019 15:44

Os programas de pós-graduação (PPGs) em Engenharia Mecânica e em Letras publicaram editais de seleção para seus cursos de mestrado e doutorado. Já o Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Gestão Pública divulgou as edições do Teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad) que serão aceitas para o processo seletivo do 2º semestre. Confira:

Engenharia Mecânica (mestrado e doutorado)

Estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM). Os interessados podem enviar, até 27 de fevereiro, a documentação exigida para os e-mails selecaomestradoppgem@gmail.com (para o curso de mestrado) ou selecaodoutoradoppgem@gmail.com (para o doutorado).  A aplicação das provas está prevista para 28 de fevereiro. O curso de doutorado também irá avaliar o curriculum vitae, como segunda etapa de classificação.

O processo seletivo para mestrado em Engenharia Mecânica tem como público-alvo egressos de cursos de graduação nas áreas de engenharias, química, física ou matemática. Para o curso de doutorado, o pré-requisito é que o candidato tenha obtido o grau de mestre nessas áreas ou áreas afins à Engenharia Mecânica. Em ambos os casos, o PPGEM poderá exigir, como condição de admissão, que o candidato curse disciplinas de nivelamento para preencher deficiências em sua formação.

Para o curso de mestrado, são oferecidas 18 vagas, distribuídas por linha de pesquisa e por orientador. Também serão ofertadas três vagas adicionais para docentes e técnicos administrativos do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Para o curso de doutorado são 12 oportunidades.

Os aprovados só poderão se matricular se não possuírem vínculo empregatício ou tiverem autorização de afastamento da empresa, ou se apresentarem carta da chefia imediata, no caso de empresa privada, autorizando a dedicação de no mínimo 8 horas semanais.

Letras (mestrado e doutorado)

O Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) irá abrir seleção para ingresso, no segundo semestre de 2019, em seus cursos de mestrado e doutorado. Serão ofertadas 18 vagas para mestrado e 10 para doutorado, distribuídas entre os orientadores de cada curso. A taxa de inscrição dos processos seletivos é de R$ 100 e a isenção, integral ou parcial, poderá ser solicitada de 25 de fevereiro até às 18h de 28 de fevereiro.

As inscrições deverão ser feitas de 18 de março a 5 de abril na Secretaria Integrada de Programas de Pós-Graduação (SIP)  do Centro de Ciências Humanas e Naturais, no campus de Goiabeiras, em Vitória. Também serão aceitas inscrições por meio do serviço de encomendas expressas.

O público-alvo do mestrado em Letras são egressos ou estudantes finalistas de cursos de graduação plena reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Já os candidatos do curso de doutorado deverão ter concluído curso de mestrado autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou estar na iminência de concluí-lo.

Gestão Pública (mestrado profissional)

A coordenação do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Gestão Pública divulgou as edições do Teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad) que serão aceitas para o processo seletivo do 2º semestre: a edição de setembro de 2017, todas as edições de 2018, e a edição de março de 2019, que já está com inscrições abertas.

Os pré-requisitos e os documentos necessários para as inscrições, as etapas dos processos seletivos e outras informações podem ser obtidas nos editais anexados abaixo e nas páginas de cada programa de pós-graduação, onde o candidato deverá também acompanhar eventuais atualizações e os resultados.

Texto: Nábila Corrêa