Posicionamento da direção do Hucam sobre a paralisação dos servidores

09/01/2014 - 08:54  •  Atualizado 09/01/2014 16:48

A direção do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) manifesta surpresa pelos últimos acontecimentos ocorridos na Instituição, promovidos pelo Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Sintufes), como a paralisação dos serviços e setores do Hospital por 24 horas nesta quinta-feira (09).

A direção ressalta ainda que não recebeu nenhuma pauta de reivindicações do Sindicato, e está aberta ao diálogo, pautado pelo respeito mútuo e consciente. Reconhece o direito democrático de manifestação,  mas repudia toda espécie de afronta e assédio pessoal que denigrem a imagem da Instituição, dos seus dirigentes e da comunidade universitária perante a sociedade capixaba.

A direção do Hospital reconhece ainda que a Instituição passou por um período de dificuldade financeira, mas com a liberação de recursos da ordem de R$ 27 milhões por parte do Ministério da Saúde, no final de 2013, os problemas estão sendo equacionados.

A direção do Hospital está adotando as providências necessárias para que a população capixaba não fique prejudicada e que o Hucam continue a desempenhar a sua missão, que é de desenvolver suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência na área da saúde com um serviço de excelência para a população.

Informa também que a atual diretoria assumiu a gestão do Hospital no início do mês de setembro do ano passado consciente das dificuldades que encontraria e no firme propósito de agregar esforços e apoio de todos para mudar a médio e longo prazo uma cultura de gestão ineficiente.

Consciente das carências de recursos humanos, insumos, equipamentos e estrutura física, a direção busca todos os dias soluções que, não só amenizem, mas resolvam as necessidades dos profissionais e dos usuários, que ao longo do tempo não foram priorizadas. O trabalho desenvolvido pelo Hucam é fruto de um projeto coletivo que terá continuidade e ampliado por meio de diálogos com a comunidade universitária.

Luiz Alberto Sobral Vieira Junior
Superintendente do Hucam