Plano Estratégico do Hucam prevê construção de novo ambulatório

15/08/2014 - 11:14  •  Atualizado 18/08/2014 10:28

Construir um novo ambulatório e ampliar o número de leitos. Estas são algumas das ações contidas no Plano Diretor Estratégico do Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam), apresentado nesta quinta-feira, 14, pela direção do Hospital. Elaborado por servidores do hospital em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Hospital Sírio-Libanês, o documento norteará as medidas a serem adotadas pela gestão da unidade nos próximos dois anos.

Na apresentação do Plano Diretor, o superintendente do Hucam, Luiz Sobral Vieira Júnior, ressaltou a importância das pessoas na transformação da realidade do hospital. “Setenta por cento das ações elencadas como estratégicas para adequação ao modelo de referência de Gestão Hospitalar não dependem de orçamento, mas de mudança na cultura organizacional”, explicou.

Presente no evento, o reitor Reinaldo Centoducatte reforçou o papel decisivo dos colaboradores na melhoria do Hucam, que é vinculado à Ufes. “A gestão do hospital precisa envolver todos os servidores, que devem se sentir responsáveis pela unidade. Sem a participação do Hucam não há como implementar uma política pública de saúde no Estado”, disse.

Representando a Ebserh, o coordenador de Desenvolvimento de Pessoas, Ilson Iglésias, e o assessor de Planejamento e Avaliação, Rodrigo Briozo, comprometeram-se a fazer o acompanhamento mensal do cumprimento das medidas acordadas no Plano Diretor.

Plano

O Plano Diretor Estratégico do Hucam é resultado da especialização Gestão de Hospitais Universitários Federais no SUS, ministrada pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, e da qual participaram nove funcionários do Hucam. O hospital foi o primeiro dos 10 que estiveram no curso a apresentar o plano à sociedade. A apresentação do plano ocorreu no auditório do Centro Tecnológico 1 da Ufes.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Ebserh e foto de Jorge Medina