Planetário promove sessões neste sábado em comemoração ao eclipse lunar total

11/04/2014 - 12:00  •  Atualizado 14/04/2014 17:23
Compartilhe

Por Rafaela Laiola (*)

Na madrugada do próximo dia 15 de abril, um dos mais belos espetáculos naturais será visível no céu: um eclipse lunar total. Para aproveitar esse acontecimento e o interesse que ele desperta, neste sábado, dia 12, e no último sábado do mês de abril, dia 26, o Planetário de Vitória promoverá o “Sábado Lunar no Planetário de Vitória”.

A programação terá quatro apresentações de sessões especialmente dedicadas ao satélite natural, nos horários de 15 horas, 16 horas, 17 horas e 18 horas, com os respectivos temas: A Lua e a Vida na Terra; Missões à Lua e suas Tecnologias; Programa Apolo: o Homem na Lua; e A Lua e os Eclipses.

O professor do Departamento de Física e diretor técnico-científico do Planetário de Vitória, Sérgio Bisch, explica que um eclipse lunar total ocorre sempre que há um alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua, nesta sequência, fazendo com que a Lua penetre totalmente no cone de sombra projetado pela Terra, denominado “umbra”. A Lua começará a ser encoberta pela sombra da Terra às 2h58min, na noite de 14 para 15 de abril.

"Ao contrário de um eclipse solar, que requer equipamentos e cuidados especiais para uma observação segura, um eclipse lunar pode ser observado a olho nu por qualquer pessoa, com toda a segurança. O uso de binóculos ou de um pequeno telescópio e a observação do fenômeno de um local com pouca iluminação artificial, afastado da cidade grande, e, no presente caso, com um horizonte oeste desimpedido (pois a Lua estará bem próxima deste horizonte), tornarão a visão mais bela e interessante", afirma o professor.

Ele destaca ainda que o eclipse também ocorrerá num cenário bastante interessante: próximo à Lua, a cerca de 2º à sua esquerda, na direção sul, estará visível a estrela Spica, a mais brilhante da constelação da Virgem, e, a cerca de 8º abaixo da Lua, ainda mais próximo do horizonte oeste, o planeta Marte. Coincidentemente, na noite do eclipse, Marte estará num momento de máxima aproximação da Terra, que ocorre a cada 2 anos e 2 meses, sendo facilmente visível a olho nu, como uma das “estrelas” mais brilhantes do céu, de cor alaranjada.

Maiores informações pelo telefone 4009-2489 ou pelo endereço eletrônico www.planetáriodevitória.org

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho