Pibid inicia atividades de 2014 com encontro de boas-vindas para os bolsistas

11/03/2014 - 17:29  •  Atualizado 11/03/2014 17:29

Por Hélio Marchioni

A coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na Ufes selecionou 472 novos bolsistas e programou uma série de encontros de boas-vindas para o início das atividades de 2014. No campus de Goiabeiras o evento acontecerá no auditório do Centro de Educação nesta quarta-feira, dia 12.

A partir das às 10horas, o encontro vai reunir bolsistas dos cursos de cursos de Pedagogia, Letras-Português, Letras-Italiano, Letras-Inglês, Educação Física, Artes e Música. Às 14 horas será a vez dos cursos de Filosofia, História, Geografia e Ciências Sociais. Já às 16 horas o encontro será para bolsistas dos cursos de Química, Física, Biologia e Matemática.

No campus de São Mateus o encontro será na quinta-feira, dia 13, às 14 horas. Para os bolsistas do campus de Alegre, as boas-vindas aconteceram na segunda-feira, dia 10.

Em cada encontro haverá a apresentação da história do Pibid na Ufes (desafios e perspectivas), apresentado pela professora Mirian Jonis, e uma reunião com cada curso, onde os bolsistas conhecerão seus respectivos professores supervisores e coordenadores de área para traçarem as primeiras ações junto à escola onde vão atuar. O coordenador institucional do Pibid, Sergio Schweder, destaca que a presença de todos os estudantes bolsistas, professores supervisores, coordenadores de área e coordenador de gestão é necessária e uma oportunidade para que todos se conheçam.

Estímulo

O Pibid é um programa vinculado à Diretoria de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), que visa a estimular e valorizar a formação docente em todo o país. No Brasil existem cerca de 50 mil bolsas.

Na Ufes, o Pibid abrange 22 cursos de licenciatura nos campi de Vitória, Alegre e São Mateus, envolvendo docentes da Universidade, docentes das redes públicas de ensino estadual e das redes municipais de Vitória, Alegre e São Mateus. Os estudantes recebem uma bolsa de R$ 400,00 para uma carga horária de 12 horas semanais.