Pesquisadores participam de expedição para mapear recifes do Rio Amazonas

21/08/2017 - 17:42  •  Atualizado 23/08/2017 18:33

O professor do Departamento de Oceanografia e Ecologia da Ufes, Alex Bastos, participou de uma expedição científica na foz do Rio Amazonas para mapear os recifes submersos. Durante 15 dias, a equipe formada por pesquisadores de seis universidades brasileiras percorreu a Margem Equatorial, entre o Amapá e o Maranhão, a bordo do navio oceanográfico Alucia.  Em 4 mil quilômetros de percurso e mais de 20 horas de observações a bordo de dois submersíveis, que chegaram a uma profundidade de até 400 metros, os pesquisadores recolheram dados geofísicos, físico-químicos, biológicos e radiométricos na região do recém-descrito sistema recifal da foz do Amazonas.

“Os dados obtidos nesta expedição trazem uma nova perspectiva sobre a distribuição dos diferentes tipos de recifes existentes na foz do Amazonas, além da possibilidade de investigar em maior detalhe a idade de formação destes recifes”, diz o professor Alex Bastos, responsável pelos dados geofísicos e geológicos durante a expedição.

Dentre os principais resultados desse esforço está a caracterização de vales e cânions ainda não mapeados, registros de esponjas e peixes até então desconhecidos na região, estudos do plâncton associado à mistura das águas do mar e do maior rio do planeta, imageamento das bioconstruções carbonáticas e algas calcárias, e caracterização bio-óptica da região. As atividades foram complementadas por imagens de satélites recebidas no navio em tempo real.

Os resultados, ainda inéditos, fornecerão um panorama detalhado sobre a estrutura dos recifes e das comunidades biológicas a eles associadas.

Os pesquisadores da Ufes, UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), realizaram suas pesquisas em parceira com o Woods Hole Oceanographic Institution (EUA).

Texto: Letícia Nassar