Parceria entre Ufes, Ifes e Iema prevê criação de Polo de Astronomia em Castelo

26/12/2017 - 10:28  •  Atualizado 26/12/2017 10:28

Uma parceria entre a Ufes, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), possibilitará a implantação do Polo de Astronomia no Parque Estadual Forno Grande, no município de Castelo, sul do Estado. A parceria para criação do Polo de Astronomia no Parque de Forno Grande objetiva atender às necessidades de pesquisadores, de estudantes, de observadores e da comunidade.

A proposta de criação do polo começou a se concretizar a partir de reunião em novembro, entre a diretora-presidente do Iema, Andreia Carvalho, a sua equipe e professores e pesquisadores do Departamento de Física da Ufes, em que se tratou da criação da base de observação astronômica no parque de Castelo. Pesquisadores do Ifes foram convidados à se incorporar ao projeto.

O professor do Departamento de Física Júlio César Fabris é um dos coordenadores do projeto e participou da assinatura do protocolo de intenções no último dia 12, juntamente com o professor Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro, diretor do Centro de Ciências Exatas. “É uma necessidade da Ufes criar parcerias como esta com outras instituições, e o Iema tem sido fundamental para a viabilização do observatório. Além disso, instalar um polo de astronomia em uma região de preservação ambiental é diferente do que já é desenvolvido nas regiões centrais das cidades”, destacou. “Vamos conseguir desenvolver atividades diferenciadas”, ressaltou Fabris.

No estadual foi inaugurada a Trilha Astronômica, que é uma representação em escala do sistema solar, contando com os oito planetas representados em placas, e que manterão uma distância do sol, em um percurso de aproximadamente 2 km. A proposta dos idealizadores do projeto é oferecer à comunidade a possibilidade de interagir a questão ambiental com a astronomia, levando conhecimento científico e visão sustentável para a sociedade.

O relevo montanhoso que culmina no Pico do Forno Grande é o grande atrativo da região. Possui variação altimétrica de 1.600 a 2.039 metros. O parque conta com uma trilha que tem cachoeira e pode ser feita de forma autoguiada. Há também a Gruta da Santinha, os poços amarelos e o mirante que foram sinalizados. É possível ainda apreciar a coleção de fauna e flora e as paisagens. Seus mirantes oferecem belas paisagens, incluindo a vista para a Pedra Azul, em Domingos Martins. O parque funciona todos os dias.

Texto: Luiz Vital, com informações da Assessoria de Comunicação do Iema