Ouvidoria do Hucam completa dois anos

17/07/2013 - 09:34  •  Atualizado 18/07/2013 07:57
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por Jorge Medina

Com a função de receber e ana­lisar reclamações, sugestões, críticas e elogios dos usuários do Hospital, da comunidade acadêmica e de seus funcionários, o Hospital Universitário (Hucam) criou a Ouvi­doria Geral, em 2011. O setor tem o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento prestado à população, tanto na qualidade de as­sistência quanto nas relações de tra­balho. Além disso, realiza um diagnóstico sobre a instituição e agi­liza mudanças pertinentes à demanda recebida, sempre visando garantir e ampliar a qualidade do atendimento.

Segundo a ouvidora, Janildes Iná­cio dos Santos, o setor constitui-se em um importante instrumento de análise, resolução e encaminhamento de demandas para os Usuários do Sistema Único de Saú­de (SUS) que buscam atendimentos no Hospital. É um importante canal de comunicação que possibilita um fortalecimento da cidadania dos usu­ários, dentro de uma gestão mais par­ticipativa e humanizada.

“Por se tratar de um Hospital de média e alta complexidade, tais demandas re­querem a máxima urgência em suas resoluções e encaminhamentos. A Ouvidoria é um dos dispositivos da Política Nacional de Humanização, que possibilita discussões para a construção e reconstrução, de forma democrática, dos nossos serviços, incluindo gestores, trabalhadores e usuários, buscando sempre o melhor atendimento para todos”, afirma Santos.

O setor recebe, em média, 15 atendimentos diários e as maiores queixas estão relacionadas com os ambulatórios.  Todas as solicitações são respondidas e o prazo máximo de retorno aos usuários é de duas semanas. A Ouvidoria fica localizada no térreo do Hucam, ao lado da portaria, e os formulários para reclamações ou sugestões po­derão ser encontrados na portaria do Hospital.

Mais informações pelo telefone 3335-7443 ou pelo e-mail: ouvidoria@hucam.ufes.br.