Ondas gravitacionais serão tema de palestra neste final de semana

O projeto Universo no Parque, do Núcleo de Astrofísica e Cosmologia (Núcleo Cosmo-Ufes) e do Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo), do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes, realiza nos dias 8 (sábado) e 9 (domingo), a palestra O que são ondas gravitacionais?, com o pesquisador do PPGCosmo Júnior Toniato.

No dia 8, a apresentação acontece às 18 horas, na Concha Acústica do Parque Moscoso, no Centro de Vitória. Já no dia 9, será no auditório do Parque Botânico da Vale, em Jardim Camburi, às 11 horas. Os eventos são gratuitos e abertos ao público em geral.

Segundo o palestrante, as ondas gravitacionais são um dos fenômenos físicos mais importantes que existem. Elas estão por trás de efeitos que presenciamos diariamente, como o som e a luz; e nos permitem desenvolver tecnologias que impactam nossas vidas diariamente, como a internet, por exemplo.

“As ondas gravitacionais foram previstas teoricamente por Einstein e, somente cerca de cem anos depois, pode-se verificar sua existência. Com elas, podemos enxergar mais longe no universo ou até mesmo o que nos é invisível aos olhos, como os buracos negros. Durante as palestras, vamos juntos passear pela Física para entendermos o que são essas ondas gravitacionais e as maravilhas que elas nos trazem”, enfatiza Toniato.

Para o professor do Departamento de Física da Ufes e coordenador do Núcleo Cosmo-Ufes, Júlio César Fabris, o importante é levar as discussões científicas para o grande público, de modo que as informações científicas sejam difundidas na sociedade e não fiquem restritas ao meio acadêmico.

Mais informações estão disponíveis no site www.cosmo-ufes.org.

O projeto

O projeto Universo no Parque existe desde 2017 e é uma iniciativa do Programa Internacional de Doutorado em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo). Consiste em realizar palestras públicas de divulgação científica ministradas por professores da Ufes para um público não acadêmico. Ele é promovido pelo PPGCosmo e pelo Planetário da Ufes, com apoio do CCE/Ufes, da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura  Municipal de Vitória (PMV) e do Parque Botânico da Vale.

Já o Núcleo de Astrofísica e Cosmologia (Núcleo Cosmo-Ufes) é multidisciplinar e tem como objetivo criar, consolidar, fortalecer e ampliar as ações de pesquisa, extensão, difusão, divulgação científica e inovação tecnológica nas áreas de Astrofísica e Cosmologia no Estado do Espírito Santo. 

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.