Observação de Galáxias é tema de palestra domingo, no Parque Pedra da Cebola

“O Brasil verá quase todas as galáxias observáveis!” é o tema da palestra ministrada pelo professor Valério Marra, do Departamento de Física da Ufes, em mais uma edição do projeto Universo no Parque. A palestra é gratuita, aberta ao público e será realizada no próximo domingo, dia 1º de outubro, das 11 às 11h40, no toldo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), próximo ao campo de futebol, no Parque Pedra da Cebola, em Vitória.

O professor vai abordar a existência de 100 milhões de galáxias e a colaboração internacional J-PAS, um projeto brasileiro e espanhol, que fará um grande levantamento de galáxias e quasares. Segundo Marra, o J-PAS conseguirá determinar acuradamente as propriedades da energia escura, a misteriosa substancia que acelera o universo e desafia os cientistas de todo o mundo. Esta palestra é uma oportunidade para entrar em contato com a pesquisa atual em cosmologia.

O projeto Universo no Parque tem o objetivo de levar as discussões científicas sobre o universo para fora das salas de aula, sempre no primeiro domingo de cada mês. Este ano, as edições estão sendo realizadas desde o mês de maio.

De acordo com o professor Júlio César Fabris, coordenador do projeto, o importante é levar as discussões científicas para o grande público, de modo que sejam difundidas na sociedade e não fiquem restritas ao meio acadêmico. “O público é diversificado, formado por pessoas que estão no parque e se interessam em discutir temas relacionados à ciência”, destacou Fabris.

A iniciativa é uma realização do grupo de pesquisa Cosmo Ufes, do curso de Física da Ufes, do Planetário de Vitória e do Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo) da Ufes. Mais informações podem ser obtidas no endereço www.cosmo-ufes.org.

Texto: Hélio Marchioni
Edição: Thereza Marinho

 

 

Categoria: 
Destaque
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.