Núcleo de Acessibilidade da Ufes realiza dia 19 o Colóquio sobre Acessibilidade

13/11/2018 - 16:10  •  Atualizado 19/11/2018 12:35

O Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes) realiza na próxima segunda-feira, 19 de novembro, às 9 horas, o Colóquio sobre Acessibilidade. Durante o evento, que será realizado no auditório do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Caracterização de Óleos Pesados (LabPetro), campus de Goiabeiras, a Comissão de Acessibilidade da Universidade vai entregar à Reitoria um plano com indicativos de ações para a melhoria da acessibilidade da instituição, de curto, médio e longo prazo, em diversos níveis.

Após a entrega do plano, haverá uma mesa-redonda na qual serão apresentadas as ações realizadas pelo Naufes e o Plano de Ação sobre Acessibilidade.

Na sequência, serão discutidos os temas Inclusão no Ensino Superior e Acessibilidade no Olhar da Comunidade Universitária. O evento é gratuito e aberto ao público.

Função estratégica

A Comissão de Acessibilidade da Ufes foi criada pela Reitoria com a função estratégica de reunir diferentes setores para a definição do plano de ações. Ela é presidida pelo professor do Centro de Educação e coordenador do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (NaUfes), Douglas Christian Ferrari de Melo, que destaca a importância de envolver a comunidade universitária na questão: “O determinante é a abertura que cada um – professor, técnico e estudante – deve ter para o acolhimento do outro que é diferente de mim”.

Uma das ações da Comissão este ano foi a realização da campanha institucional Seja Acessível, de inclusão da pessoa com deficiência no ambiente acadêmico. Diferentes peças foram veiculadas no portal e nas redes sociais da Universidade com o objetivo de criar uma atmosfera de acolhimento das pessoas com deficiências que envolva toda a comunidade universitária.

De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a Ufes possui, neste semestre, 362 estudantes com deficiência, sendo 136 com necessidades especiais. Desse total, 133 estudantes informaram ter deficiência física; 127, deficiência visual; 51, auditiva; 43, intelectual; e, oito, deficiências múltiplas.

Veja a programação completa do Colóquio sobre Acessibilidade:

9h: Abertura

9h30: Entrega do Plano de Acessibilidade elaborado pela Comissão de Acessibilidade da Ufes

10h: Mesa-redonda

As ações do Naufes - Douglas Ferrari, coordenador do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes) e professor do Centro de Educação (CE)

Plano de Ação sobre Acessibilidade - Edson Rufino, professor do Centro de Artes (CAr)

Inclusão no Ensino Superior - Edson Pantaleão, professor do Centro de Educação (CE)

Acessibilidade no Olhar da Comunidade Universitária - Jéssica Delcaro, estudante do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE)

11h: Debate

12h: Encerramento.