Novo sistema de esgotamento sanitário é inaugurado no campus de Maruípe

28/11/2013 - 16:06  •  Atualizado 29/11/2013 14:52

Por Jorge Medina e Thereza Marinho, com foto de Thaiana Gomes (*)

Um novo Sistema de Esgotamento Sanitário foi inaugurado nesta quinta-feira, 28, no campus de Maruípe, em Vitória. O sistema liga a rede de esgoto do Centro de Ciências da Saúde (CCS), do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam) e do Instituto de Odontologia da Ufes (Ioufes) à rede de tratamento da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan).

A inauguração contou com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte; da vice-reitora Ethel Maciel; do diretor de Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tozi; do diretor-superintendente do Hucam, Luiz Alberto Sobral; e da diretora do CCS, Gláucia Abreu. Após uma visita às obras foi realizada uma solenidade em frente ao Hospital.

Benefícios

Ao todo, 65 prédios foram ligados à rede, beneficiando mais de cinco mil pessoas que circulam diariamente pelo campus de Maruípe.Com a interligação, 400 mil litros de esgoto por dia serão levados para a Estação de Tratamento Mulembá, de onde a água sairá limpa para o meio ambiente. Com a obra, até a histórica nascente que fica atrás do hospital, deixará de ser contaminada pelo esgoto.

Antes das obras, o tratamento de esgoto do Campus de Maruípe era realizado pelo sistema de fossa filtro, que são unidades de tratamento primário de esgoto.

“É um trabalho que muito vai facilitar as melhorias que queremos fazer aqui no Hucam”, destacou o reitor.

Esta ação faz parte do Programa Águas Limpas da Cesan, que reúne um conjunto de empreendimentos com o objetivo de ampliar o abastecimento de água e os serviços de coleta e tratamento de esgoto na Grande Vitória e no interior do Espírito Santo.

Na foto, o reitor Reinaldo Centoducatte, o diretor-superintendente do Hucam, Luiz Alberto Sobral, e a diretora do CCS, Gláucia Abreu verificam as obras realizadas.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho