Nova fase do projeto Ufes Digital será lançada nesta terça-feira, 14

10/08/2018 - 18:02  •  Atualizado 15/08/2018 10:30

A Ufes vai disponibilizar, a partir do próximo dia 3 de setembro, a possibilidade da autuação de processos em formato exclusivamente digital. O lançamento desta nova etapa será realizado na próxima terça-feira, 14 de agosto, às 9 horas, no Cine Metrópolis.

No evento, serão apresentados os resultados já obtidos com o projeto Ufes Digital e a política de digitalização dos atuais processos físicos que tramitam na Universidade. Também serão disponibilizadas turmas de capacitação prática na ferramenta Protocolo Web para aqueles que quiserem consolidar seu uso.

Durante o lançamento, haverá ainda oportunidade para que os participantes tirem suas dúvidas sobre o processo.

Implantação

Durante o segundo semestre de 2018, a autuação (reunião de documentos para a formação de um processo) em formato exclusivamente digital será optativa, cabendo à Unidade autuadora escolher entre abrir um processo físico, nos moldes atuais, ou um processo exclusivamente digital.

A expectativa do Grupo de Trabalho do Projeto Ufes Digital é que a maioria das unidades opte pela autuação nato-digital, uma vez que o documento avulso digital, implementado no início deste ano, já é uma realidade na Instituição e se mostrou muito mais ágil.

Benefícios

O projeto Ufes Digital foi lançado no dia 18 de dezembro de 2017 e sua implantação teve início no dia 2 de janeiro de 2018, quando foi disponibilizado o sistema Protocolo Web para toda a comunidade universitária.

Entre os objetivos do Ufes Digital, estão a modernização e desburocratização dos processos, trazendo benefícios como mais agilidade, transparência, sustentabilidade ambiental e redução de custos com papel, tonners, impressoras e serviço de mensageria. A iniciativa é coordenada pela Pró-Reitoria de Administração (Proad), em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), com as pró-reitorias de Planejamento (Proplan) e de Gestão de Pessoas (Progep) e com a Coordenação do Sistema de Arquivos (Siarq).

Texto: Thereza Marinho