Nova direção assume Departamento de Ciências da Saúde do Ceunes

Por Luiz Vital

Foi homologada nesta quarta-feira (24), pelo conselho departamental do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) da Ufes, a nova direção do Departamento de Ciências da Saúde (DCS). A professora Roberta Paresque assumiu a chefia e a professora Maria da Penha Piccolo Ramos a subchefia. O DCS/Ceunes, do campus de São Mateus, compreende os cursos de Farmácia e Enfermagem, ambos com 13 professores.

O DCS oferece diversas disciplinas para outros cursos, como Tecnologia de Produtos Agropecuários e Bioquímica, para o curso de Agronomia, e Microbiologia para Ciências Biológicas. Atualmente o departamento possui 11 laboratórios, com projetos de expansão, além da proposta de criação do curso de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, em parceria com o curso de Farmácia do Centro de Ciências da Saúde, do campus de Maruípe. A proposta está sendo finalizada e será enviada à CAPES.

A professora Roberta Paresque é doutora pela Universidade de São Paulo, na modalidade sanduíche com a Texas Tech University. Atualmente ministra aulas de anatomia, histologia e embriologia na graduação do Ceunes. Orienta alunos em projetos de pesquisa relacionados à anatomia, citogenética e biologia molecular, que visam compreender os padrões e processos relacionados à evolução biológica.

A professora Maria da Penha Piccolo Ramos é engenheira de alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, com mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela mesma universidade. É presidente da Comissão de Pesquisa do DCS e membro do Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação do Ceunes. Orienta alunos em projetos de pesquisa relacionados à área de alimentos e atua em tecnologia e microbiologia de alimentos, boas práticas, qualidade e tecnologia de leite e derivados, probióticos e prebióticos.