Nova Comissão Própria de Avaliação inicia avaliação interna da Ufes

03/06/2013 - 08:48  •  Atualizado 03/06/2013 08:50

Por Hélio Marchioni

A nova Comissão Própria de Avaliação da Ufes (CPA/Ufes) fez sua primeira reunião no último dia 23 de maio e é responsável pela condução dos processos internos de avaliação institucional e dos cursos superiores ofertados. A comissão tem até 31 de março de 2014 para enviar seu relatório anual ao Ministério da Educação (MEC).

A comissão é composta por um estudante e um professor de cursos de graduação, dois servidores administrativos e dois representantes da sociedade civil organizada. Segundo o presidente, Marcos Renato Lorenção, servidor da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento institucional, a CPA/Ufes deve ter atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados e sua existência está fundamentada na lei federal 10.861/04.

A autoavaliação realizada pela CPA deve adotar os mesmos parâmetros, indicadores e conceitos utilizados pelo MEC quando avalia os cursos da Universidade com o objetivo de fornecer à comunidade acadêmica elementos para a melhoria contínua dos seus cursos e para um bom resultado nas avaliações externas.

A CPA/Ufes faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que avalia as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. Entre os aspectos avaliados estão o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e a infraestrutura física com a finalidade de melhorar a qualidade da educação superior e aumento permanente da sua eficácia institucional, acadêmica e social.