Nesta quinta, 8, Ufes hasteia bandeira de luta pela igualdade de gênero

07/03/2018 - 16:20  •  Atualizado 12/03/2018 08:12

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Para celebrar, neste dia a Comissão Permanente de Direitos Humanos da Ufes vai promover, em frente ao Teatro Universitário, o hasteamento de uma bandeira que simboliza a luta pela igualdade de gênero.

A solenidade será realizada às 9 horas, com a presença da vice-reitora Ethel Maciel, da presidente da comissão Brunela Vincenzi, de pesquisadoras do Laboratório de Pesquisa sobre Violência Contra a Mulher no Espírito Santo (Lapvim/ES) e do Laboratório de Estudos de Gênero, Poder e Violência, entre outros membros de movimentos em defesa da mulher.

A programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher terá continuidade no dia 23 de março, no Cine Metrópolis, com a realização de um Cine-Debate sobre as alterações que estão sendo propostas para a Lei Maria da Penha. O debate contará com a mediação da professora do Departamento de Direito e representante da Defensoria Publica Estadual e do Poder Judiciário Estadual, Catarina Cecin Gazele, e da professora do Departamento de Filosofia, Cláudia Murta.

Também serão realizados, em datas a serem confirmadas, um debate sobre as mulheres na política, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) e uma palestra com o secretário de Segurança Pública do Estado, André Garcia, sobre Violência contra a Mulher, a ser realizada no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) .

Atualmente, a Ufes desenvolve diversas pesquisas sobre a condição da mulher na sociedade. Entre elas estão: Mulher e política. Gênero e feminismo na Assembléia Legislativa do Espírito Santo; Violência contra a mulher: mapeamento das denúncias registradas na DEAM Vitória (ES) – 2002-2010; e Violência e sexo sem consentimento: a percepção de jovens e adolescentes.

Texto: Thereza Marinho