Neab oferece curso sobre ensino da história e cultura africana e afro-brasileira

Por Milena Mangabeira (*)

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Ufes vai realizar um curso semanal de 60 horas a partir do dia 4 de julho, sobre Ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 2 de julho, nas dependências do Neab.

O curso será ministrado pelo professor Sérgio Pereira dos Santos e tem como tema principal a produção teórica das relações raciais brasileiras com suas interfaces na educação.

Durante as aulas, alguns subtemas serão abordados como, por exemplo, análise das teorias científicas dos séculos XIX e XX, das interpretações culturalistas das relações raciais brasileiras e compreender os Estudos Demográficos sobre as desigualdades raciais brasileiras.

O curso vai acontecer nas quintas-feiras, das 18:00h às 22:00h, no Centro de Educação, na Ufes.

Neab

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Ufes tem o intuito de produzir e compartilhar conhecimentos referentes à África e suas heranças no Brasil. Ampliar a discussão sobre as relações etnicorraciais, envolvendo os afro-brasileiros, vão de acordo ao cumprimento da Lei 10.639, que se refere ao ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. Analisar a produção teórica/acadêmica e militante das relações raciais no Brasil na interface com a produção estrangeira é um dos objetivos do Núcleo.

O grupo fica localizado no campus da Ufes em Goiabeiras, dentro do Programa de Pós- graduação em Educação (PPGE).

Mais informações sobre o NEAB estão nos endereços eletrônicos www.neabufes.blogspot.com.br e www.ce.ufes.br/nucleo-de-estudos-afro-brasileiros-neab.

(*) Bolsista de Projeto de Comunicação, supervisionada por Ana Paula Vieira