NCD da Ufes apresenta projetos em evento nacional de inclusão digital

27/02/2014 - 14:39  •  Atualizado 06/03/2014 09:43

Por Luiz Vital

O Núcleo de Cidadania Digital (NCD), programa de extensão da Ufes, conseguiu a aprovação de dois artigos que serão apresentados na terceira edição do Seminário Nacional de Inclusão Digital (Senid), de 28 a 30 de abril, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Um dos projetos, denominado "Extensão universitária promovendo a inclusão sociodigital", apresenta a estrutura e metodologia do núcleo e seus serviços. O outro projeto, intitulado "Proposta de ensino a distancia para a inclusão sociodigital", mostra as inúmeras possibilidades da inclusão digital  por meio do ensino na modalidade a distância.

O Senid, promovido pela Universidade de Passo Fundo, tem como objetivo desenvolver linhas de pesquisa, tecnologias, metodologias e ações de inclusão digital.

Atendimentos

O NCD da Ufes, criado em 2005, possui um cadastro de 9 mil usuários, recebe 120 visitas diárias, capacita gratuitamente 60 pessoas por mês e realiza o atendimento de 2 mil pessoas mensalmente. Para este ano, a meta é alcançar mais de 3 mil. Com bolsistas de diferentes centros de ensino da Ufes, o programa de extensão é coordenado pelo professor Roberto Garcia Simões, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

O projeto Tela Cidadã – www.telacidada.org – do NCD é um portal online de transparência pública que reúne indicadores e gráficos sobre a vida institucional e política do país, a partir do novo conceito surgido com a Lei de Acesso à Informação. De acordo com Roberto Simões, o projeto busca extrair, processar e divulgar informações públicas em linguagem acessível. O NCD também foi contemplado pelo edital nacional do Programa de Extensão Universitária (Proext/2014) do Ministério da Educação, com nota máxima de avaliação.

O projeto de trabalhar ações no modo a distância tem a parceria do Núcleo de Processamento de Dados (NPD) da Ufes, a partir das experiências desenvolvidas pelo Núcleo de Educação Aberta e a Distância (Ne@ad) da Ufes. A proposta é que os cursos do núcleo sejam acessados por um universo maior de pessoas, abrangendo todas as regiões do Espírito Santo. As videoaulas deverão ser oferecidas via You Tube, com cursos no Moodle – plataforma de ensino.