Núcleo sobre Educação Especial promove palestra e recebe equipamentos

17/12/2015 - 06:56  •  Atualizado 18/12/2015 18:18

Nesta sexta-feira, 18, ocorre o 4º encontro do Ciclo de Estudos e Debates sobre Educação Especial: acessibilidade, atendimento educacional especializado e práticas pedagógicas, no auditório do Centro de Educação da Ufes, das 8h30 às 17h. A professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Enicéia Gonçalves Mendes profere a palestra “Observatório Nacional de Educação Especial: implantação do programa das salas de recursos multifuncionais”. O evento é uma realização do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (Neesp), do Centro de Educação.

Nesta oportunidade, às 8h30, o Neesp receberá uma impressora Braille e um scanner de voz. A entrega será feita pelo Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), que adquiriu os equipamentos para o uso de alunos com deficiência visual (cegos ou de baixa visão).

Além das impressões para quem usa o código Braille, o scanner de voz, segundo o coordenador do Naufes, Cesar Cunha, é um equipamento que faz a leitura de voz de arquivos salvos em um computador. “Uma página de um livro, por exemplo, pode ser escaneada e lida para a pessoa cega ou de baixa visão”, explicou. Segundo Cesar Cunha, tais equipamentos serão distribuídos também para o Centro de Ciências Agrárias (CCA), em Alegre, e para o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus.

A coordenadora do Neesp, Sonia Lopes Victor, informa que todos os interessados em utilizar os equipamentos podem entrar em contato com o Núcleo para agendamentos e solicitações, por meio do telefone 4009-2558, preferencialmente no período da tarde.

Ciclo de Estudos

Para os interessados em participar da palestra, o credenciamento pode ser realizado pelo e-mail neesp.ce.ufes@gmail.com ou no próprio local do encontro, a partir das 8 horas.

O Ciclo de Estudos e Debates teve início em 29 de abril desse ano, sob a coordenação da professora Sonia Lopes Victor e promoção do Neesp, em colaboração com o Fórum Permanente de Educação Inclusiva do Estado do Espírito Santo, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Ufes.

Texto: Ana Paula Vieira