Núcleo de Conservação e Restauração entrega trabalho à Igreja das Neves

O Núcleo de Conservação e Restauração (NCR) do Centro de Artes – laboratório de ensino, pesquisa e extensão da Ufes – concluiu mais um trabalho neste mês de dezembro: a restauração da imagem de Nossa Senhora das Neves e do altar onde ela está instalada, na Igreja das Neves, no município de Presidente Kennedy, sul do Estado. A igreja, que recebeu reformas, foi construída no século XVII por padres jesuítas. Visitada por turistas e fiéis de todo o país, a igreja é um bem material tombado pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio Histórico e Artístico do Espírito Santo. O trabalho de restauração foi entregue na tarde dessa quarta-feira, 20.

O trabalho de restauração do Santuário das Neves – o oratório e a santa – iniciado em março, foi uma parceria do NCR com a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e a Prefeitura de Presidente Kennedy. A imagem de Nossa Senhora das Neves, que é de madeira, veio de Portugal em 1750, e passou por processos de restauração preventiva, descupinização e afixação de camada pictórica, também realizados no altar. Anteriormente, o único trabalho de restauração realizado na igreja foi em 1995.

Referência

O NCR é uma referência no Estado na recuperação de obras históricas, artísticas e culturais, e trabalha em obras de acervos públicos e de particulares. É um trabalho que começou em 1980, em um ateliê no Museu Solar Monjardim, em Vitória, e em 1990 se instalou no campus de Goiabeiras como Núcleo de Conservação e Restauração. De acordo com o coordenador do núcleo, Attílio Colnago, entre trabalhos importantes está a restauração da imagem de Nossa Senhora da Penha, pertencente ao Convento da Penha e símbolo da religiosidade católica capixaba. Outro trabalho significativo, de acordo com o pesquisador e artista plástico, é a recuperação do acervo de pinturas do Palácio Anchieta, sede do governo do Estado.

Destaque também, segundo ele, é a restauração de imagens e pinturas da centenária Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida, município de Serra, além do restauro de pinturas murais da Igreja São Francisco de Assis, localizada no bairro Jardim da Penha, em Vitória. As atividades de extensão do núcleo incluem a oferta de cursos e seminários, com bases teóricas e práticas direcionadas para ações de restauração, como técnicas de limpeza, reentelamento, utilização de vernizes e tintas, higienização, acondicionamento, inventário, catalogação, entre outras técnicas.

O NCR também atua na conservação de materiais bibliográficos, capacitando profissionais para a conservação de acervos em papel, cujo material é muito presente em bibliotecas e arquivos públicos do Espírito Santo, incluindo a Ufes, que recebe o suporte técnico da equipe que compõe o núcleo. Segundo Colnago, o Estado possui importantes acervos artísticos, arquivísticos, fotográficos e bibliográficos em papel, que devem receber permanentes tratamentos de conservação. Pesquisadores de diferentes áreas, além de profissionais de biblioteconomia, arquivologia e museólogos recebem capacitação em cursos oferecidos.

 

Texto: Luiz Vital

Edição: Ana Paula Vieira

Foto: Prefeitura Municipal de Presidente Kennedy

 

Categoria: 
Destaque
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.