Mulheres lideram participação em projetos de iniciação científica

07/03/2018 - 15:15  •  Atualizado 12/03/2018 08:12

No último levantamento realizado pela Divisão de Iniciação Científica, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), no ano base 2016/2017, as mulheres são 59% do total de graduandos que participam de projetos de iniciação científica.

De acordo com o levantamento, 715 estudantes da Universidade estão no programa, sendo 419 do sexo feminino e 296 do sexo masculino. O centro de ensino onde elas são maioria, na verdade o quádruplo, em relação à participação masculina, é o Centro de Ciências da Saúde (CCS). Essa participação feminina na pesquisa na área da saúde é uma realidade em várias instituições nacionais e internacionais, de acordo com o relatório da maior editora de literatura médica e científica do mundo – Elsevier, divulgado em junho de 2017. Já o menor número está no Centro de Educação Física e Desportos (veja na tabela abaixo o quantitativo por centro de ensino).

O PIIC é coordenado pelo Comitê Institucional de Iniciação Cientifica (CIIC) e tem como objetivo despertar a vocação científica, estimulando maior articulação entre a graduação e a pós-graduação, desenvolvendo pesquisas e estudos em oito áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes. “Os bolsistas são orientados por pesquisadores qualificados e são estimulados a desenvolver o pensamento científico e criativo, diante das condições apresentadas pelas pesquisas”, explica o diretor da Divisão de Iniciação Científica, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Antônio Rocha Neto.

Para participar do PIIC, o estudante precisa estar engajado a um projeto de pesquisa desenvolvido por docente do curso que frequenta.

Estudantes Bolsistas de Iniciação Científica. Ano Base 2016/2017.

Bolsistas por Centro de Conhecimento

Feminino