Mulheres e Meninas na Ciência: 44% dos docentes pesquisadores da Ufes são mulheres

A edição nº 8 da Revista Universidade, lançada em 2018, destacou a participação feminina no meio acadêmico. A revista mostrou que as mulheres correspondem a 44% do total de 1.450 docentes que desenvolvem pesquisas na Ufes. Esse índice coloca a Universidade próxima à média percentual de instituições de ensino superior de países como Estados Unidos, França, Dinamarca, Canadá e Reino Unido.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

Considerando todo o Brasil, as mulheres são 49% do total de pesquisadores, segundo o relatório Gender in the Global Research Landscape, da editora de literatura médica e científica Elsevier. O relatório se baseia em uma análise da performance científica de homens e mulheres entre 1996 e 2015, feita em 11 países e na União Europeia.

Recorte

A partir desses dados, a Revista Universidade procurou os órgãos  administrativos e as pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e de Extensão (Proex) para trazer à tona um recorte do universo feminino da Ufes, mostrando sua participação em pesquisas que abordam temáticas sobre mulheres e também sobre diversos objetos de estudo das Ciências da Vida, Humanidades, Engenharias e Exatas.

Mulher na literatura e na política; gênero, raça e educação; transexualidade; patentes; e a ciência na saúde da mulher são outras questões  abordadas na edição.

Texto: Thereza Marinho