Missa e solenidade no Teatro Universitário homenageiam vice-reitora

06/09/2013 - 16:28  •  Atualizado 10/09/2013 08:34

Por Thereza Marinho

A Administração Central da Ufes e a família da vice-reitora Maria Aparecida Santos Corrêa Barreto convidam a comunidade universitária para duas celebrações em sua homenagem.

No domingo, 08, uma missa de 7º dia será celebrada às 19h30, na Igreja São Sebastião - Paróquia Nossa Senhora das Graças. A igreja fica localizada na Avenida Paulino Müller, nº 1.055, em Jucutuquara.

Na segunda-feira, 09, também às 19h30, será realizada uma solenidade em homenagem à memória da vice-reitora no Teatro Universitário, com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte, da direção do Centro de Educação, e de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes.

Cida Barreto faleceu na madrugada da última segunda-feira (02), em decorrência de hepatite fulminante. Na noite de domingo ela chegou a passar por um transplante de fígado, mas não resistiu.

Legado

Graduada em Pedagogia, com mestrado em Educação Especial e doutorado em Educação, a vice-reitora foi diretora do Centro de Educação da Ufes, integrando a linha de pesquisa Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas, do Programa de Pós-Graduação em Educação. Também coordenou o Consórcio Nacional dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (Conneabs) e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Ufes (Neab).

Em nota oficial, o reitor destacou a importância da vice-reitora para a Universidade: “Cida marcou sua passagem pela Ufes com muita competência e firmeza nas atividades acadêmicas e administrativas, deixando inúmeras lições de solidariedade, alegria e perseverança e de luta pelos direitos humanos e pela melhoria das condições de vida, por meio da construção de uma sociedade mais humana, democrática e inclusiva”.