Ministro da Educação inaugura prédios na Ufes e anuncia investimentos

21/02/2014 - 18:56  •  Atualizado 24/02/2014 18:13

Por Luiz Vital, com foto de Jorge Medina

O ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes, visitou o campus de Goiabeiras da Ufes na manhã desta sexta-feira, dia 21. Acompanhado do reitor Reinaldo Centoducatte, da vice-reitora Ethel Maciel e de representantes da comunidade universitária, ele inaugurou dois prédios destinados à pós-graduação do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN).  Na ocasião, Paim anunciou que há um esforço por parte do MEC para ampliar os investimentos na área física e em pessoal nas universidades federais, buscando assegurar a expansão do ensino superior público e também outros aspectos como a assistência estudantil.

“O compromisso que assumi com o reitor Reinaldo Centoducatte é de continuar promovendo a inclusão educacional, com mais investimentos em ações que mantenham o estudante na universidade”, salientou o ministro. “Nossa meta é ampliar o acesso e melhorar a qualidade”, completou. Segundo o ministro, existe uma demanda crescente nas universidades, o que exige níveis de investimento cada vez maiores. Atualmente, de acordo com Paim, o governo federal destina cerca de R$ 740 milhões/ano para a assistência estudantil. Entretanto, com as ações de inclusão educacional, este modelo apresenta demandas recorrentes.

O reitor Reinaldo Centoducatte, por sua vez, elogiou a postura do ministro e a sua trajetória na educação, desde que exercia outras funções no MEC. “O ministro conhece a realidade da educação superior do país, sabe identificar as demandas e estabelecer compromissos concretos”, ponderou. Como ministro, esta é a primeira visita que Henrique Paim fez a uma universidade brasileira, segundo disse. “Levarei esse momento no coração”, comentou, observando que havia visitado a Ufes na década de 1980 ainda como estudante de Economia. “Tudo mudou muito e para melhor, evidenciando que a Ufes está no caminho do desenvolvimento como instituição de ensino”, declarou.

Programas

Uma das unidades inauguradas pelo ministro da Educação foi o prédio Professor Lídio de Souza, a ser utilizado por cerca de 250 alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (localizado próximo ao Centro de Vivência). O outro prédio, Professora Bárbara Weinberg, atenderá a cerca de mil pessoas (alunos e professores) que participam de 10 programas de pós-graduação das Ciências Humanas e Naturais (localizado próximo à secretaria geral do Centro de Ciências Humanas e Naturais – CCHN).

Também participaram das inaugurações na Ufes o vice-governador Givaldo Vieira, o reitor do Ifes, Dênio Rebello Arantes, senadores, deputados federais e estaduais, além de pró-reitores, diretores de centros de ensino, professores, servidores técnicos e estudantes. Henrique Paim percorreu o campus de Goiabeiras, conheceu o Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Caracterização de Óleos Pesados (LabPetro-Ufes) e conversou com professores, técnicos e estudantes acerca de demandas relacionadas à assistência ao aluno, entre outras.

Veja na matéria da TV Ufes como foi o evento: http://www.youtube.com/watch?v=5-wkkfKqNs4