Ministério da Ciência lança o programa Ciência na Escola. Ufes é uma das participantes

06/12/2019 - 15:01  •  Atualizado 09/12/2019 19:20

O programa Ciência na Escola, que busca otimizar o aprendizado de ciências nos ensinos fundamental e médio, teve início oficialmente nesta semana, quando foi realizado, em Brasília, o Seminário Marco Zero do programa Ciência na Escola. A Ufes participou do evento (foto), como uma das 19 universidades selecionadas para desenvolver as ações do programa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O encontro teve início na terça-feira, 3, no mesmo dia em que foi publicado no Diário Oficial da União o decreto que institui o programa, que é parte do plano de ação dos primeiros cem dias do Governo Federal. "No encontro, foram alinhadas as ações iniciais. A expectativa é de que já tenhamos alguns resultados no primeiro semestre de 2020, que serão apresentados em um encontro agendado para junho", afirma a professora do Departamento de Ciências Biológicas da Ufes Viviana Corte, que coordena o projeto capixaba.

A Ufes desenvolve o programa Ensino de Ciências em Rede: pensar e fazer na escola, que tem o objetivo de criar a Rede de Ensino de Ciência no Estado do Espírito Santo. A iniciativa conta com a parceria do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) e das secretarias de Educação do Estado (Sedu) e de 15 municípios espírito-santenses.

"Esse grupo busca aprimorar a qualificação de professores para ensinar ciências de forma investigativa, inovadora, criativa, interdisciplinar, com o foco nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio", explica a professora.

De caráter interdisciplinar, o projeto conta com a participação de três áreas da Ufes que compõem o Conselho Executivo: além de Viviana Corte, o conselho é composto pelos professores Paulo Rogerio Moura e Giuseppi Camiletti, dos departamentos de Química e de Física, respectivamente.

O Conselho será responsável pela coordenação interinstitucional da Rede e pela articulação do trabalho colaborativo e interdisciplinar entre as instituições e entre as áreas envolvidas na proposta, bem como pela gestão dos recursos financeiros do projeto, para o qual foram alocados R$ 3,5 milhões.

Saiba mais sobre o Ciência na Escola na edição 551 do jornal Informa.

Foto: da esquerda para a direta, os professores Giuseppi Camiletti, Viviana Corte e Paulo Rogerio Moura.

Texto: Lidia Neves