Ministério do Planejamento aprova contratação de servidores para o Hucam

05/08/2013 - 19:44  •  Atualizado 07/08/2013 13:13

Por Thereza Marinho

O reitor Reinaldo Centoducatte esteve em Brasília, na últim semana, para uma reunião com a diretoria da Ebserh, a fim de tratar da liberação do quadro de pessoal para o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam) e da possibilidade de manutenção da terceirização de pessoal até a realização de concurso para contratação dos novos servidores.

Na sexta-feira (02), o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão publicou no Diário Oficial da União, a portaria que autoriza a contratação de novos profissionais de diferentes especialidades para o hospital. A contratação será feita por meio de concurso público realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em data a ser definida.

Na reunião, o reitor também discutiu sobre a direção do Hucam após a adesão à Ebserh, para a qual foi indicado pela Administração Central da Ufes e já nomeado por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União o médico Luiz Alberto Sobral Vieira Junior. No entanto, por força de liminar, a direção do Hucam continua provisoriamente a cargo do médico Emílio Mameri. A Ufes já apresentou recurso contra a liminar e aguarda decisão da Justiça.

Pessoal

O Hucam possui atualmente um quadro de 1.126 profissionais, entre servidores efetivos da Ufes, terceirizados e cedidos de outros órgãos. Com a adesão à Ebserh, o hospital passará a contar com um total de 1.620 profissionais. Os candidatos aprovados no concurso a ser realizado pela empresa serão contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e terão direito ao plano de cargos, carreiras e salário da Ebserh.

A recomposição do quadro de pessoal é uma das ações do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). A Ebserh é uma empresa pública, responsável pela gestão dos hospitais universitários federais, e a assinatura do contrato de parceria garante que todos os serviços de saúde prestados à população sejam feitos integralmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).