Melhores pesquisas do Pibiti/Ufes recebem certificados nesta quinta

26/02/2014 - 17:49  •  Atualizado 27/02/2014 14:40

Por Hélio Marchioni

A Ufes, por meio de seu Instituto de Inovação Tecnológica (Init), entrega nesta quinta-feira, 27, certificados aos três melhores projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). A solenidade será realizada às 14 horas, na Sala das Sessões do Departamento de Administração dos Órgãos Colegiados Superiores (Daocs), localizado no prédio da Reitoria.

O primeiro lugar foi conquistado pela aluna Priscila Borges Rodor, do curso de Farmácia, orientada pela professora Melina Campagnaro Farias, do Núcleo de Biotecnologia, com a pesquisa: Imobilização de Saccharomycescereviseae no incremento da fermentação alcoólica. O segundo colocado é o aluno do curso de Ciências Biológicas, Iago Silva Ornellas, com orientação do professor do Departamento de Patologia, Daniel Cláudio de Oliveira Gomes. Ele pesquisa o desenvolvimento de uma vacina de aplicação mucosa contra mastite experimental murina. Em terceiro lugar ficou a pesquisa sobre reciclagem química e eletroquímica de baterias de níquel hidreto metálico de telefones celulares, da aluna Vilena Mendes Duarte, sob orientação do professor Marcos Benedito José Geraldo de Freitas, ambos do Departamento de Química.

Os projetos foram apresentados oralmente pelos estudantes e avaliados por uma banca examinadora composta pelos professores Ronaldo Sérgio De Biasi, do Instituto Militar de Engenharia, Daniel Cláudio Gomes, Fernanda Bravim e Antonio Alberto Fernandes, todos da Ufes. Os critérios utilizados para a classificação foram a apresentação e entendimento do assunto pesquisado, profundidade no tema, grau de inovação e aplicação tecnológica.

O Pibiti/Ufes teve início em 2011 e atualmente conta com 45 alunos que recebem bolsas de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O programa é uma ação que visa estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.