Laço azul símbolo da campanha para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

Mais cinco Programas de Pós-Graduação abrem inscrições este mês. Ingresso em 2019

Mais cinco Programas de Pós-Graduação da Ufes abrem inscrições em outubro para ingresso no 1º semestre de 2019. Em Alegre, as oportunidades são para os Programas de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Química e Genética e Melhoramentos. Já em Vitória, as vagas são para os programas de Educação Física, no campus de Goiabeiras, e de Ciências Farmacêuticas, no campus de Maruípe. Confira:

Engenharia Química (mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPEQ) está com inscrições abertas até 1º de novembro para seu curso de mestrado. Para o 1º semestre de 2019, serão oferecidas 10 vagas, distribuídas entre os docentes do Programa. O curso é dirigido a egressos ou concluintes de cursos de graduação em Engenharia Química ou em áreas afins às linhas de pesquisa do PPEQ.

As inscrições poderão ser realizadas pessoalmente na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPEQ), no campus de Alegre, ou pelos correios, sendo recomendável a remessa postal registrada ou expressa, com aviso de recebimento (AR).

Mais informações podem ser obtidas no site do curso (acesse aqui) e pelo telefone (28) 3552-8719 ou pelo e-mail: ppeq.sec [at] gmail.com.

 

Educação Física (mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) irá ofertar 36 vagas de mestrado para 2019. As inscrições serão realizadas de 25 de outubro a 8 de novembro, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação Física e Desportos (PPGEF), no campus de Goiabeiras. Serão aceitas também inscrições pelos correios, com data da postagem até 5 de novembro, sendo necessária a confirmação da postagem pelo e-mail ppgefufes [at] gmail.com.

As oportunidades estão distribuídas por área de concentração e por orientador.

Mais informações na página do Programa (clique aqui) e pelo telefone (27) 4009-7671.

 

Ciência e Tecnologia de Alimentos (mestrado)

Os egressos dos cursos de graduação em Ciências Agrárias, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e áreas afins poderão se candidatar ao curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PCTA). As inscrições serão recebidas até 9 de novembro na Secretaria do PCTA,  no campus de Alegre, ou pelos Correios (via Sedex). Nesse último caso, recomenda-se confirmar o recebimento da documentação pelo e-mail pctaufes [at] yahoo.com.br.

Os candidatos poderão optar por realizar a prova nas seguintes localidades: no Espírito Santo, em Alegre e Vitória; ou em Minas Gerais, nas localidades de Lavras, Sete Lagoas e Viçosa.

O número de vagas poderá ser ampliado, se houver disponibilidade de orientadores. O curso é em horário integral, sendo de dedicação exclusiva para estudantes bolsistas de qualquer agência de fomento.

Mais informações estão disponíveis no site o programa (acesse aqui), pelo telefone (28) 3552-8719 ou pelo e-mail pctaufes [at] yahoo.com.br .

 

Genética e Melhoramentos (mestrado e doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento (PPGGM) está com inscrições abertas, até 12 de novembro, para seus cursos de mestrado e doutorado, com ingresso em 2019.

São ao todo três vagas para cada curso, distribuídas pelas linhas de pesquisa, da seguinte forma: Biologia Evolutiva e Citogenética (uma vaga para mestrado); Biotecnologia (uma vaga para mestrado e uma vaga para doutorado); e Melhoramento Vegetal (uma vaga para mestrado e duas vagas para doutorado). Mais vagas poderão ser abertas, a critério do Programa e condicionada à disponibilidade de bolsas por agências de fomento.

Os interessados poderão se inscrever presencialmente na Secretaria do PPGGM, no Centro de Ciências Agrárias e Engenharias, no campus de Alegre, ou pelos Correios (via Sedex), sendo que os documentos deverão chegar no PPGGM até às 16 horas do dia 12 de novembro. Não será cobrada taxa de inscrição.

 

Ciências Farmacêuticas (mestrado)

Seguem até 26 de novembro as inscrições para o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCFAR). Os egressos de Ciências Farmacêuticas ou áreas afins poderão se inscrever presencialmente na Secretaria do Departamento de Ciências Farmacêuticas, no campus de Maruípe ou pelos Correios (via Sedex).

O curso oferece 11 vagas, distribuídas entre os orientadores do Programa. Para ingressar no PPGCFAR o candidato, além de ser aprovado nas etapas de seleção, deverá obter o aceite por parte do orientador indicado, de acordo com a disponibilidade deste.

Assim, os candidatos devem buscar informação sobre as linhas de pesquisa dos orientadores do programa por meio do Currículo Lattes e, se possível, tentar contato direto com eles, antes da indicação de nomes no ato da inscrição.

No caso de indicação de orientador lotado no campus de São Mateus, as atividades didáticas do PPGCFAR serão realizadas em Vitória, mas o desenvolvimento do projeto de mestrado se dará no laboratório de pesquisa do professor indicado, em São Mateus.

Mais informações: no site do Programa (clique aqui), pelos telefones 3335-7293/7307 e pelo e-mail secretaria.ppgcfar [at] gmail.com .

Os editais dos programas estão anexados abaixo.

Texto: Nábila Corrêa
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Edital
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.