Livro Ufes 60 anos está disponível on line

10/05/2014 - 19:38  •  Atualizado 13/05/2014 18:26

O livro em comemoração aos 60 anos da Universidade Federal do Espírito Santo, lançado esta semana pela Editora da Ufes (Edufes) já está disponível na rede (clique na Imagem à esquerda para acessar).  A publição destina-se a contribuir para o registro de alguns dos principais momentos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) neste ano em que se celebra o seu sexagésimo aniversário.

Na apresentação da obra, a superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes, Ruth Reis, explica que a opção foi realizer a pesquisa em duas etapas: a primeira compreendendo os primeiros 40 anos da universidade, tendo como fonte o livro “Ufes, 40 anos de história”, de autoria de Ivantir Antonio Borgo, lançado em 1995, que está sendo publicado em segunda edição pela Editora da Ufes. A segunda teve como fonte os arquivos de documentos, fotografias e publicações da Ufes, nos quais se pode ter acesso aos principais fatos dos últimos 20 anos da instituição, percorrendo o período de 1994 a 2014.

As duas etapas da pesquisa são apresentadas nesta publicação em quatro capítulos. No primeiro, encontra-se uma síntese do livro de Borgo. Em seguida, optamos por dividir o trabalho de acordo com as gestões que conduziram a Ufes nos 20 anos seguintes, resultando em mais três capítulos, correspondentes aos reitores do período.

O livro foi produzido a partir de pesquisa e texto de Luiz Vital  fotografia de David Protti e arquivo Ufes; pesquisa e edição de imagens de Alaide Del-Pupo, diagramação e arte-final de Juliana Braga e Samira Bolonha Gomes, revisão de Márcia Rocha e apoio de Aurenice Cruz.