Livro sobre ensino de Química tem conteúdo elaborado por equipe do CCA

15/08/2014 - 11:43  •  Atualizado 15/08/2014 18:58
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A equipe do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do Centro de Ciências Agrárias da Ufes foi responsável pela publicação de um capítulo no livro "Tópicos Especiais em Ensino de Química", obra lançada este ano e que reúne resultados de projetos de investigações desenvolvidos por novos pesquisadores na área.

"O capítulo do livro é derivado de uma experiência em uma escola parceira do Pibid em Alegre", explica o antigo coordenador de área, Marcos Vogel, um dos autores do capítulo, juntamente com Camila Mari, antiga bolsista do Pibid, atualmente formada.

"A atividade consistia em um estudo temático, envolvendo o leite, com alunos da escola estadual de Ensino Médio Monsenhor Miguel de Sanctis, abordando o conteúdo 'soluções' a partir da ideia de 'Temas Químico Sociais'. Portanto, o capítulo apresenta a intervenção em sala de aula e discute os aspectos da temática a partir das interações com os alunos", conta Vogel.

De acordo com o coordenador, a experiência do Pibid em Alegre entende a utilização dos temas químicos sociais como uma possibilidade de ensino de química com grande potencial para desenvolver as habilidades e competências necessárias ao cidadão da pós-modernidade.

"Esses temas, como estratégia de ensino, valorizam e problematizam os assuntos da vivência do aluno, ampliando as discussões e reflexões sobre os conceitos químicos, abarcando diferentes aspectos da vivência humana, indo das temáticas ambientais às preocupações com a alimentação, que garantem a vida", ressalta.

Reconhecimento

Vogel destaca a importância do programa de iniciação a docência. "O Pibid teve início para a Licenciatura em Química no Centro de Ciências Agrárias em Alegre no ano de 2010 e, desde então, vem possibilitando aos estudantes participantes desse programa um processo de formação mais atento, usando o campo-escola como parceiro no processo de formação muito antes dos estágios supervisionados docentes. As ações desenvolvidas no programa são fundamentais para a discussão da construção de uma identidade docente de licenciados em Química, potencializando a formação dos futuros professores", afirma.

O subprojeto de 2010 a 2014 foi composto de 24 bolsistas, com revezamento de alunos durante o período. "O que se observa é a redução da evasão do curso de licenciatura em relação a estes bolsistas, bem como a mudança de postura frente a continuidade na carreira docente", enfatiza o coordenador.

Pibid

O Pibid é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; ao coordenador institucional que articula e implementa o programa na universidade ou instituto federal; aos coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos. Também são repassados recursos de custeio para execução de atividades vinculadas ao projeto.

Com informações de Pedro & João Editores