Labic/Ufes vira referência internacional em análise de movimentos no Brasil

28/06/2013 - 15:38  •  Atualizado 04/07/2013 14:43
Compartilhe
Entrevista à Globo News

Por Hélio Marchioni

O Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura da Ufes (Labic), coordenado pelos professores Fábio Malini e Fábio Goveia, ganhou repercussão mundial ao se tornar referência para a compreensão dos movimentos de protesto que ocorrem no Brasil, a partir das análises e cartografias das redes sociais na organização e cobertura dos protestos. Entrevistas com o professor Fábio Malini já foram publicadas em jornais como El País (Espanha) e New York Times (EUA), além da revista Época (Brasil) e do jornal O Globo.

O trabalho do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic), do Departamento de Comunicação da Ufes, também será destaque no canal Globo News, na próxima segunda-feira (1º). O programa Globo News Ciência e Tecnologia, que vai ao ar às 21h30, vai exibir uma reportagem sobre o laboratório e entrevistas com os coordenadores do Labic sobre as pesquisas realizadas durante as manifestações que ocorreram no Espírito Santo e no Brasil.

Criado em 2007, o Labic realiza pesquisas sobre o impacto da cultura digital nos processos e práticas de comunicação contemporânea. O laboratório possui uma equipe de 12 pesquisadores e conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e do Fundo de Apoio a Ciência e Tecnologia de Vitória (Facitec).