Línguas de imigrantes serão abordadas em Congresso de Estudos Linguísticos

14/11/2017 - 15:27  •  Atualizado 17/11/2017 14:10

Nos dias 16 e 17 de novembro, o campus de Goiabeiras (Vitória) sedia o IV Congresso Nacional de Estudos Linguísticos (Conel). Linguistas e pesquisadores de áreas afins irão discutir temas que vão desde as línguas de imigração até linguística computacional, sociolinguística, análise do discurso e estudos de tradução.

O evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGEL-Ufes), realizará oito mesas-redondas, tais como Ética e Discurso, que contará com a presença do professor Sírio Possenti (Unicamp/SP),  um dos mais conhecidos e respeitados linguistas brasileiros da atualidade, juntamente com o professor Roberto Leiser Baronas (Universidade Federal de São Carlos/SP) e a professora Júlia Almeida (Ufes); e a mesa Conflitos Sociais e Emoções no Discurso Jurídico e na Mídia, que será com o secretário de Estado de Direitos Humanos professor Júlio César Pompeu, a professora Anahy Zamblano (Universidade de Pernambuco) e a professora Micheline Mattedi Tomazi (Ufes). As duas mesas acontecerão no dia 17, das 8 às 10 horas e das 10h15 às 12h15, respectivamente.

No horário da tarde, haverá apresentação de pesquisas de diversas instituições de ensino superior do País. A sessão intitulada “Aspectos Linguísticos e Sociais do contato entre as Línguas de Imigração e o Português no Espírito Santo”, por exemplo, abordará pesquisas sobre as três línguas de imigração no Estado: hunsrückisch, pomerano e línguas italianas. “Também será um momento em que os falantes dessas línguas e representantes de comunidades colonizadas por imigrantes se conhecerão e sentirão que não estão sozinhos. Queremos fazer contato e unir forças para estabelecermos políticas de valorização dessas línguas e de seus falantes”, diz a coordenadora da sessão, professora Edenize Ponzo Peres (PPGEL-Ufes). Essa sessão acontecerá no dia 17, às 15 horas, no Núcleo de Línguas da Ufes.

Os participantes do Conel poderão ainda escolher um minicurso dos sete que estão sendo oferecidos. São temas como Fonologia de Laboratório; Quadrinhos, educação e cidadania; Política linguística e internacionalização: repensando o panorama das universidades brasileiras; Como reunir dados linguísticos cientificamente; entre outros. Lançamentos de livros e apresentação de pôsteres também fazem parte da programação.

A programação completa do evento está disponível no link http://eventos.ufes.br/conel/IVCONEL

Texto: Letícia Nassar