Jornada vai apresentar 30 trabalhos da extensão universitária

19/11/2013 - 16:27  •  Atualizado 21/11/2013 17:51

Por Ana Paula Vieira

Com o tema “Avaliação na Extensão Universitária”, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Ufes realiza a partir desta quarta-feira, 20, a Jornada de Extensão. O evento acontece em uma tenda montada no estacionamento ao lado do Teatro Universitário e vai expor 30 trabalhos resultantes de atividades extensionistas na Universidade.

As ações de extensão são geradas tanto a partir das demandas sociais, quanto por interesses específicos da Ufes ou, ainda, para atender a políticas públicas em nível municipal, estadual e federal. Há grande repercussão nas comunidades programas e projetos nas áreas de saúde, educação, direitos humanos e inclusão social.

Paralelamente à Jornada, também será realizado nesta quarta, no auditório do Centro de Artes (prédio Cemuni IV), o Seminário de Direitos Humanos. O subsecretário estadual de Direitos Humanos, Perly Cipriano, vai ministrar a palestra que marcará a abertura dos dois eventos, a partir das 9 horas.

Programação

Além da mostra de trabalhos, até sexta-feira, 22, a Jornada contará com mesas-redondas, apresentações culturais, atividades ligadas aos projetos de extensão e o lançamento de um catálogo com a lista das atividades de extensão registradas na Proex.

Para o pró-reitor de Extensão, Aparecido José Cirillo, as ações mostram a consolidação da extensão universitária na Ufes. “A Jornada dá visibilidade às ações. Assim, é possível perceber a dimensão e a diversidade da extensão na Universidade”, analisa.

Os projetos selecionados serão publicados integralmente em um número especial da Revista Guará, editada pela Proex. Deste grupo, os cinco melhores serão premiados com o Troféu Cida Barreto, criado em homenagem póstuma à vice-reitora da Ufes, falecida no dia 2 de setembro.