Internacionalização: conheça o trabalho de nossos pesquisadores no exterior

A participação de profissionais da Ufes em eventos e atividades internacionais a convite, ou por terem seus trabalhos aceitos, é um reconhecimento do novo patamar que a Universidade vem alcançando com seus programas de mestrado e doutorado.

Para entender como ocorre o afastamento de servidores federais para atividades no exterior, clique aqui

Conheça as atividades que estão sendo desenvolvidas por profissionais da Universidade em outros países desde a segunda quinzena de agosto até a primeira quinzena de setembro:
 

Fertilizar sem poluir

O professor Eduardo de Sá Mendonça, do Departamento de Agronomia do campus de Alegre,  representou a Universidade no evento Wageningen Soil COnference 2017: Soil Science in a Changing World, organizado pela Universidade de Wageningen, nos países baixos. "Essa instituição está entre as primeiras cinco universidades do mundo na área de agricultura, com grande destaque na área de ciência do solo. Participar de um evento internacional como esse é importante, uma vez que permite grande interação entre os participantes, com troca de experiências científicas e a condução de possíveis trabalhos de pesquisa no futuro", explicou o pesquisador.

O evento possui seis temas centrais: Governança e Políticas Públicas; Mudanças Climáticas; Recursos Hídricos; Funcionalidade da Terra; Biodiversidade; e Segurança Alimentar. O professor da Ufes apresentou o trabalho intitulado Stabilized nitrogen fertilizers and the emission of CO2-C of a tropical soil.

Segundo Mendonça, essa pesquisa, que faz parte da tese do doutorando Gabriel Pinto Guimarães, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), estuda o uso do fertilizante CO2-C pelos agricultores capixabas, potencializando economia no uso de adubos nitrogenados e na redução da poluição ambiental.

Paleontologia

A professora Taissa Rodrigues, do Departamento de Ciências Biológicas do campus de Vitória, esteve presente na Reunião Anual da Sociedade de Paleontologia de Vertebrados, em Calgary, no Canadá. Segundo a pesquisadora, ela esteve reunida com o Comitê de Assuntos Governamentais dessa sociedade internacional. "Expliquei sobre a atual situação da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul e o que significa sua extinção para a coleção de vertebrados fósseis dessa instituição", informou a pesquisadora.

O professor Rodrigo Giesta Figueiredo, do Departamento de Biologia do campus de Alegre, também participou do evento, apresentando o trabalho A New Crocodyliform Specimen from the Cretaceous of Morocco with Hamadasuchus Affinities and the Morphological Variation within the Genus, estudo desenvolvido em parceria com pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Discurso Musical

Alexsandro Rodrigues Meireles, professor do Departamento de Línguas e Letras, participou da Conferência Interspeech 2017, em Estocolmo, na Suécia, apresentando o trabalho Musical Speech: a New Methodology for Transcribing Speech Prosody. O artigo tem como coautor o professor Antônio Celso Ribeiro, do Departamento de Teoria da Arte e Música, além de outros pesquisadores.

Segundo Meireles, esse evento, realizado anualmente, recebe mais de 1.500 participantes de todo o mundo, que apresentam estudos de todas as áreas tecnológicas e científicas ligadas à fala. "Ter um artigo aceito neste evento é um símbolo da qualidade do trabalho realizado, pois geralmente mais de 50% dos trabalhos são rejeitados pelos pareceristas, índice altíssimo para trabalhos na área da fala", conclui o professor.

 

Outros pesquisadores

A professora Juliana Aparecida Severi, do Departamento de Farmácia e Nutrição, participou do Congresso Internacional e Reunião Anual da Sociedade de Pesquisa de Plantas Medicinais e Produtos Naturais, evento realizado em Basiléia, na Suíça.

A professora do Departamento de Medicina Social, Patricia Duarte Deps, participa do 7th International Pathography Congress, em Marselha, na França, e em Genebra, na Suíça até 17 de setembro. Também até essa data, o professor do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira, Pedro Gutemberg de Alcântara Segundinho, representa a Ufes no evento 20th International Nondestructive Testing and Evaluation of Wood Symposium, em Madison, nos Estados Unidos.

Adriana Ilha da Silva, professora do Departamento de Serviço Social, participa até 18 de setembro do evento Uma história de mentiras sobre o socialismo: ditadores, fome e histeria em massa, realizado em Medelin e Bucaramanga, na Colômbia. 

Patricia Alcantara Cardoso, professora do Departamento de Engenharia da Produção, representa a Universidade na Conferência Internacional de Educação 2017,  que ocorre até o dia 20 de setembro, em Sevilha, na Espanha.

O professor do Departamento de Direito, Hermes Zaneti Junior, irá participar do Congresso Anual de Direito Processual, em Termas do Rio Hondo, na Argentina.

Participarão do evento IUFRO 125th Anniversary Congress 2017, em Freiburg, na Alemanha, os professores do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira, Gilson Fernandes da Silva e José Eduardo Macedo Pezzopane.        

O professor Valdemar Lacerda Junior, do Departamento de Química, irá participar do evento SMASH 2017 - Small Molecule NMR, em Baveno, na Itália.

 

Texto: Nábila Corrêa
Edição: Thereza Marinho

 

 

Categoria: 
Destaque
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.